Home / Geral / PDV dos trabalhadores do Hospital de Caridade começa a valer hoje. Não aceite qualquer intimidação para aderir!

30/09/2021

Um conhecido ditado popular diz que “tudo muda para permanecer como está”. Essa parece ser a forma de agir e pensar das sucessivas gestões que nas últimas décadas tem dirigido o Hospital de Caridade, em Florianópolis. A manutenção da forma de agir está justamente na forma de tratar os trabalhadores e trabalhadoras que têm carregado esse hospital nas costas!

O Hospital de Caridade é o mais antigo do estado e muito conhecido pela população. O que pouco se fala é sobre os aqueles e aquelas que fizeram e fazem esse hospital funcionar todos os dias. São profissionais que aguardaram por anos pelo depósito do FGTS e que já precisaram fazer greve para receber o 13º salário.

Por isso, manifestamos nosso repúdio à circular interna veiculada pelo Hospital aos funcionários nesta quinta (30). Ao invés de reconhecer e valorizar os esforços dos profissionais, a empresa opta por constranger e os intimidar afirmando que “os próximos anos serão extremamente difíceis” se dirigindo àqueles que decidirem permanecer empregados da empresa.

Nesse momento da mudança de gestão, após uma longa e difícil negociação, o Hospital apresentou a versão final do Programa de Demissão Voluntária (PDV). As incertezas permanecem porque se o trabalhador não sabe como será seu contrato de trabalho, como saber se participa ou não de um PDV?! Apontamos desde o começo que as negociações precisavam se dar simultaneamente, mas a empresa foi irredutível.

Dessa forma, o SindSaúde/SC orienta que os trabalhadores e trabalhadoras do IHC não se sintam pressionados, não permitam que chefias, gerências, direções ou quem quer que seja intimide qualquer colega a aderir. A adesão ao PDV é voluntária e precisa ser avaliada individualmente.

Qualquer dúvida, procure o sindicato. Vamos, todos juntos, assegurar que ninguém seja lesado nesse processo. Publicaremos em breve nova “perguntas e respostas”. Aguardem nova orientação do sindicato antes de qualquer decisão.