Home / Coluna Opinião / PEC 32 da Reforma Administrativa é aprovada na Comissão Especial e segue para plenário

23/09/2021

No início da noite desta quinta-feira (23) a Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de desmonte dos serviços públicos, que segue para votação no plenário da Câmara dos Deputados. Para isso, o governo precisou dar mais um golpe nos servidores, trocando ao menos oito membros da comissão especial na noite de ontem.

Os parlamentares que se posicionavam em favor dos servidores foram retirados da comissão e os favoráveis ao governo colocados em seus lugares. Assim, o governo conseguiu formar maioria para aprovar a PEC 32 na comissão especial.

Na noite de hoje ainda seguem em votação os chamados “destaques” do texto, que podem gerar alterações pontuais. Após a aprovação na Comissão Especial, o texto pode ir a plenário a qualquer momento, onde precisa ter 308 votos favoráveis para ser aprovado e seguir para o Senado.

Como no Plenário da Câmara o governo não consegue fazer as manobras de troca de nomes que fez na comissão especial, é necessário intensificar a pressão sobre todos os deputados federais para que votem NÃO À PEC 32.

Entre os deputados federais catarinenses, apenas o Deputado Darci de Matos (PSD-SC) faz parte da Comissão Especial. E como já se sabia, votou contra o serviço público e contra os servidores. Em maio, Darci de Matos foi relator da PEC 32 na Comissão de Constituição e Justiça e é um dos responsáveis por diversos dos pontos mais nefastos do texto.

Na tarde de hoje, o deputado choramingava na Comissão pedindo que fosse “respeitado”, mas segue sendo profundamente desrespeitoso com os servidores e com os direitos de toda a população, conquistados à duras penas.

Como votarão os demais deputados federais catarinenses? Estarão em defesa do serviço público e dos servidores ou se comportarão como nossos inimigos? Estamos de olho e não esqueceremos!