Home / Geral / Piso da Enfermagem no setor 100% privado: empresas voltam a debochar dos trabalhadores, mas dessa vez diante da Justiça do Trabalho

14/09/2023

O SindSaúde/SC participou da audiência sobre a aplicação do Piso da Enfermagem mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) com os sindicatos patronais, representantes das empresas da Grande Florianópolis. A mediação foi solicitada pelas empresas com a justificativa de que o SindSaúde/SC não estaria cumprindo com a determinação do STF em negociar a aplicação do piso.

Logo de início, o SindSaúde/SC apresentou atas, ofícios, respostas e editais de assembleia que provaram que a alegação das empresas era infundada. Importante lembrar que em assembleia realizada no dia 21 de agosto as propostas apresentadas pelas patronais foram, além de rejeitadas pela categoria, consideradas ultrajantes pelos trabalhadores.

Na mediação as empresas surgiram com uma nova proposta:

• - Parcelamento em 12x do valor para chegar ao piso, sendo o primeiro pagamento somente em dezembro;
  • - Para além de parcelado, esses valores não entrariam no salário base, ou seja, não incidiram em FGTS, férias, horas extras e décimo terceiro, por exemplo;
  • - As empresas voltaram a pedir que a escala 12x36 seja considerada como uma jornada de 180h mensais, diferente do que está na nossa convenção (220h);

Novamente as empresas apresentaram uma proposta que debocha do trabalhador: além de querer negar o direito ao piso, apresenta perdas ao trabalhador e coloca em discussões coisas que nem são relacionadas ao piso! Assim, conforme ficou deliberado em assembleia, a proposta foi rejeitada pelo SindSaúde/SC na hora.

As empresas se comprometeram a enviar nova proposta até sexta para que haja nova audiência na semana que vem. Se houver proposta que não represente perdas ao trabalhador, o sindicato irá chamar assembleia para colocar em votação pela categoria.

Como já alertado pelo sindicato, essa tentativa de acionar o judiciário somente serve para zombar da Enfermagem, uma vez que as empresas esperam que a judicialização vá suspender o pagamento do piso e fazer ganhar tempo.