Home / Geral / Piso da Enfermagem no setor privado e unidades filantrópicas: PRAZO PARA PAGAMENTO DO PISO DA ENFERMAGEM ACABA HOJE! COMO IREMOS AGIR?

06/10/2023

Piso da Enfermagem no setor privado e unidades filantrópicas: Chegou o 5º dia útil de outubro, último dia para pagamento dos salários do mês de setembro e também prazo limite para o pagamento do piso salarial da Enfermagem no setor privado.

O SindSaúde/SC, que atende as unidades privadas e filantrópicas da Grande Florianópolis, estará encaminhando notificação a todas as unidades que não estão realizando o pagamento do piso, ou que estão realizando o pagamento fora do que está definido legalmente.

A denúncia pode ser feita pelo e-mail: secretaria@sindsaudesc.com.br , onde orientamos os dados necessários e como será feita a denúncia.

É de conhecimento do SindSaúde/SC que os sindicatos patronais, representantes das empresas, orientaram que o piso fosse pago em rúbrica separada ou folha complementar. A nossa preocupação nesses casos é que os trabalhadores recebam todos os valores que incidiram caso houvesse aplicação no salário base.

Há também unidades que estão orientando o pagamento a partir do dia 11 de setembro, com a previsão de pagamento em folha complementar no dia 11 de outubro. A data marcaria os 30 dias para o prazo limite definido pelo STF para a negociação do piso. Porém, esse entendimento diverge da liminar que define o pagamento no salário de setembro. Assim, estaremos também notificando tais unidades.

Mais uma vez, as principais unidades denunciadas pelo descumprimento são justamente grandes monopólios da saúde, que apresentam, anualmente, lucros milionários.

Denunciei, e agora?

O jurídico do sindicato dará seguimento conforme deliberado em assembleia. Lembramos que o caminho da judicialização é uma das possibilidades. Porém, não o único.

O histórico de vitória aos trabalhadores se dá através da luta e mobilização, mediante aos ataques e às recusas em valorizar a categoria da saúde, o sindicato se põe a disposição para a organização de mobilizações nas unidades.

Precisamos ficar atenta/os a qualquer mudança e mobilizados para que se faça valer o direito ao piso salarial!

Acompanhe as redes do SindSaúde/SC para mais informações.