Home / Geral / Piso estadual de salários tem reajuste definido

Piso estadual de salários tem reajuste definido
18/01/2022

Piso estadual de salários tem reajuste definido

Na última semana aconteceu mais uma rodada de negociação entre representantes das centrais sindicais e federações de trabalhadores de Santa Catarina e das entidades patronais, na sede da FIESC, para discussão do reajuste do piso estadual de salários.

A minuta do acordo, que ainda precisa ser aprovado formalmente pela Assembleia Legislativo do Estado, foi assinada no dia 13 de janeiro e já tem validade para a folha salarial de janeiro de 2022. Como se trata de acordo firmado entre as partes, desde o surgimento do piso estadual em 2009, a casa legislativa apenas ratifica o reajuste negociado, transformando-o em lei.

A lei passará a vigorar com quatro faixas salariais, reajustadas em 10,5% em média. Os valores passam a ser de 1ª faixa R$ 1.416,00; 2ª faixa R$ 1.468,00; 3ª faixa R$ 1.551,00 e; 4ª faixa R$ 1.621,00. Para trabalhadores da saúde se aplica a 4ª faixa salarial, conforme previsto na lei. Embora essa negociação não possa ser confundida com a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho - CCT do SindSaúde/SC, ela tem importância dado que nenhum piso salarial da CCT poderá ficar abaixo do estabelecido na lei.

A mesa de negociação foi coordenada pelo coordenador sindical do DIEESE e diretor da FECESC, Ivo Castanheira, além de contar com representação de todas as centrais sindicais do Estado e das principais federações de trabalhadores. O SindSaúde/SC esteve representado através da Intersindical Central da Classe Trabalhadora nas rodadas de negociação.