Home / Geral / Piso Regional de Salários de 2023 é definido com ganho real

Piso Regional de Salários de 2023 é definido com ganho real
24/02/2023

Piso Regional de Salários de 2023 é definido com ganho real

Foi firmado nesta quinta (23), em reunião com representantes de centrais sindicais, Governo do Estado e trabalhadores, o acordo que define o Piso Regional de Salários para Santa Catarina. O SindSaúde/SC foi representado pela Intersindical - Central da Classe Trabalhadora. O instrumento, criado em 2009, garante uma base salarial para trabalhadores de diversos setores, incluindo as empresas de saúde do estado.

O Piso Regional de Salários serve como uma espécie de salário mínimo para os trabalhadores da iniciativa privada. São 4 faixas de salário fixadas como base, sendo que os profissionais de hospitais e unidades de saúde privada se encontram na 4ª faixa. Em hipótese alguma o piso regional irá causar o efeito de abaixar salários já existentes.

O reajuste médio em 2023 foi de 7,43% em relação ao ano anterior, o mesmo índice concedido ao Salário Mínimo Nacional. O reajuste representa 1,5% de ganho real sobre a inflação registrada em 2022. Confira abaixo os valores fixados na negociação para cada faixa salarial:

1 - faixa : R$1.521,00 7,42% 2 - faixa : R$1.576,00 7.36% 3 - faixa : R$1.669,00 7.61% 4 - faixa : R$1.740,00. 7.34%

Em acordos coletivos firmados entre o sindicato e as empresas de saúde, o piso é uma ferramenta para evitar que os empregadores baixem valores salariais ao máximo. Porém, o piso estadual não deve ser confundido com o reajuste da Campanha Salarial da Iniciativa Privada, que continua em negociação junto aos sindicatos patronais, que representam as empresas de Saúde.

A definição do Piso Regional de Salários com ganho real é um importante argumento para a negociação da Convenção Coletiva 2022/2023. Na negociação, até agora, a proposta da empresa para o reajuste anual é de parcelamento do valor inflacionário, sem qualquer ganho real. O SindSaúde/SC continuará na negociação pela valorização dos trabalhadores, não aceitando propostas reduzidas e que não levam em conta o trabalho árduo desempenhado nas unidades de saúde da Grande Florianópolis.