Home / Coluna Opinião / Conheça a Plataforma Política do Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público para as eleições de 2022

26/09/2022

O Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público, composto por um conjunto de entidades que luta pelo serviço e pelos servidores públicos, lançou no último dia 13 uma plataforma que visa o comprometimento dos candidatos nas eleições de 2022 com as pautas do Serviço Público.

A Plataforma Política do Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público para as eleições de 2022. Ao todo, 40 candidatos e candidatas  às eleições (lista abaixo) comprometeram-se com o documento lançado pelas entidades, que inclui 7 eixos principais de lutas.

Todos os políticos que concorrem às eleições em nível estadual e federal foram abertamente convidados. Veja ao final dessa matéria os nomes de quem declarou apoio. Além dos candidatos, participaram lideranças de vários sindicatos e outros apoiadores que acompanharam o evento de forma online. Veja a transmissão do evento de assinatura: AQUI.

Confira na íntegra o documento que inclui as pautas para o serviço e servidores públicos clicando aqui!

Durante o evento de lançamento da plataforma, nas falas de praticamente todos presentes foi reforçado que a plataforma convoca os trabalhadores à reflexão da consciência de eleger candidaturas que assumam, verdadeiramente, o compromisso de um projeto voltado a atender as políticas públicas na implementação das pautas de interesse da classe trabalhadora.

As eleições de 2022 representam uma oportunidade histórica para mudanças de rumo no país, com a implementação de políticas públicas que defendam, entre outras pautas, a democracia e a soberania nacional, valorizem e fortaleçam o serviço público, estabeleçam a melhoria das condições de trabalho com a implementação de salários dignos para a classe trabalhadora, restabeleçam os direitos previdenciários e sociais, bem como busquem a garantia da dignidade da pessoa humana.

| Plataforma fornece estatísticas sobre os votos dos atuais deputados e senadores |

Além da assinatura dos compromissos com o Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público, o evento também reforçou a iniciativa de outras plataformas que visam demonstrar o posicionamento dos atuais deputados e senadores em seus votos contra e a favor das pautas dos serviço público.

É o caso da Quem foi Quem, inciativa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) que nos anos das eleições proporcionais para Deputados e Senadores, lança em sua plataforma um panorama sobre como votaram os parlamentares.

Para acessar o Quem foi Quem 2022 clique aqui

| Quais as pautas elencadas como prioridade para o Serviço Público Catarinense |

O documento criado em conjunto com as entidades que compõem o Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público contou com 7 eixos principais:

• 1- Democracia e soberania popular;
  • 2 - Defesa dos serviços e empresas públicas e valorização das(os) servidoras(es);
  • 3 - Fortalecer as políticas sociais na saúde e educação;
  • 4 -  Combate à desigualdade Econômica e Social;
  • 5 - Desenvolvimento econômico sustentável com trabalho e dignidade;
  • 6 - Defesa das instituições e leis de proteção trabalhista e sindicais;
  • 7 - Direitos Humanos e combate às discriminações.

Para conferir o documento completo, clique aqui.

| Quem foram os candidatos que assinaram a Plataforma Política do Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público |

Todos os políticos que concorrem às eleições em nível estadual e federal foram abertamente convidados a assinar as pautas da Plataforma Política do Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público. Abaixo estão os candidatos que assinaram o compromisso com as pautas:

| GOVERNO DO ESTADO |

• BIA VARGAS – VICE DE DÉCIO LIMA (PT) 13