Home / Polícia reprime violentamente e PEC é aprovada em primeira votação

Polícia reprime violentamente e PEC é aprovada em primeira votação
29/11/2016

Polícia reprime violentamente e PEC é aprovada em primeira votação

Em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, pelo menos 40 mil pessoas de todo o Brasil se reuniram no começo da noite desta terça-feira (29/11). Trabalhadoras e trabalhadores de todos os cantos do país, unidas/os com estudantes secundaristas e universitárias/os. Gente que abriu mão de tempo da sua vida, dos seus compromissos, família, filhas/os, diversão, exames, estudos, provas, etc. para estar lá, protestando em nome do povo brasileiro no Senado Federal.

O SindSaúde/SC estava lá! É triste relato das trabalhadoras e trabalhadores da saúde que estavam em Brasília lutando pelo direito do povo. "Nunca vimos tanta bomba". A polícia instaurou um clima de guerra e perseguição contra manifestantes, enquanto, do lado de dentro do Senado, 51 senadores aprovavam em primeiro turno a PEC 55. Eram necessários 49 votos -- o equivalente a três quintos do Senado. Foi na risca! Como era esperado, os três senadores catarinenses, Dalírio Beber (PSDB), Dário Berger (PMDB) e Paulo Bauer (PSDB) foram favoráveis à matéria.

Apesar da derrota inicial, nossa virada é possível. Vai depender da resposta que dermos nas ruas, nos nosso locais de trabalho; vai depender do nosso poder de mobilização. Já provamos em outros momentos que a união do povo pode enfrentar grandes interesses e garantir nossos direitos. É o caso agora. Temos uma nova chance! A votação da PEC em segundo turno será no dia 13 de dezembro, no limite do recesso do Senado. Quer dizer que se não conseguirem aprovar a PEC 55 agora, terão de tentar novamente no ano que vem, mas as mudanças no regime fiscal já não poderiam valer para 2017, como é o plano do presidente Michel Temer (PMDB).

É hora de lutar incansavelmente pela saúde pública, pela educação pública, pela previdência social, por todos os direitos das cidadãs e cidadãos brasileiros que estão em xeque caso a PEC seja aprovada. Será um tiro de morte à nossa Constituição Cidadã de 1988, conquistada a custa de tanto sofrimento na luta contra a ditadura brasileira. Essa PEC é do gosto dos ricos, banqueiros e empresários milionários, não toca nas suas fontes de lucros exorbitantes que nunca são reinvestidos no Brasil. Ela corta, como sempre, na carne da população que de fato trabalha e leva o Brasil adiante.

Por isso, vamos crescer em mobilização. Incomode nossos senadores. Faça comentários e posts nas redes sociais deles!

facebook.com/DarioSenador

facebook.com/senadordaliriobeber

facebook.com/paulobauer

Temos até dia 13 de dezembro para mostrar nossa força! Depois, pode ser tarde demais.