Home / Por decisão de assembleia, 2018 terá medidas para reduzir custos do Sindicato

Por decisão de assembleia, 2018 terá medidas para reduzir custos do Sindicato
10/01/2018

Por decisão de assembleia, 2018 terá medidas para reduzir custos do Sindicato

O ano de 2018 chegou e a direção do SindSaúde/SC está começando a implementar as ações definidas pela assembleia geral de 15 de dezembro, que teve como principal ponto de pauta a discussão e aprovação de uma projeção orçamentária para o exercício de 2018. A meta é reduzir custos.

Com a entrada em vigor da reforma trabalhista e a extinção do imposto sindical, as receitas do Sindicato caíram quase pela metade. Em 2017, arrecadou-se cerca de R$ 3,2 milhões, somando as mensalidades dos associados e a contribuição sindical. Já para 2018, a previsão é de que se arrecade R$ 1,8 milhão. Vale lembrar que o Sindicato aplicava a maior parte dos valores recebidos através do imposto sindical no Fundo de Greve, utilizado prioritariamente nas mobilizações, paralisações e greves da nossa categoria, com estrutura, alimentação e eventuais ressarcimentos de perdas salariais dos trabalhadores.

Tendo em vista essa drástica redução nos recursos disponíveis para as atividades do Sindicato, as trabalhadoras e trabalhadores da saúde reunidos em Assembleia deliberaram algumas medidas para redução de custos que não afetassem a atuação do Sindicato na defesa da categoria. A redução destes custos em algumas áreas foi avaliada em assembleia como importantes, inclusive para que se pudesse garantir a permanência de outros serviços, a exemplo do atendimento jurídico e custeio de ações judiciais que são feitas pelo sindicato, e que vão permanecer acontecendo.

Economia em todas as atividades

Praticamente todas as atividades que demandam investimento financeiro do Sindicato tiveram suas previsões de gastos reduzidas. O esforço para gastar menos sem deixar de realizar as ações necessárias na defesa da categoria da saúde deve se dar em todas as áreas.

Encontro dos aposentados

A partir de agora, o tradicional Encontro dos Aposentados Ativos na vida deverá acontecer a cada dois anos, por conta da necessidade de redução de custos. Nos anos em que o grande encontro não for realizado, outras atividades serão organizadas pela Comissão de Aposentados Ativos na Vida para movimentar a categoria.

Festa do SindSaúde/SC

As festas de aniversário do Sindicato seguirão acontecendo anualmente. Entretanto, terão um formato mais simples e, a partir deste ano, acompanhantes dos sócios deverão pagar pelo custo do convite.

Serviço odontológico

A assembleia de previsão orçamentária deliberou pelo fechamento do serviço odontológico que funcionava na sede de Florianópolis a partir de janeiro deste ano, entendendo que este serviço atendia uma parcela pequena da categoria e consistia num custo bastante alto.

Campanha de filiação

Outra deliberação da assembleia, essa visando ampliar a arrecadação do Sindicato, foi pela realização de uma ampla campanha de filiação junto a categoria. Você pode começar fazendo sua parte e fortalecendo o Sindicato. Ainda não é filiado? Aproveite a deixa. Tem colegas que não são sócios? Convide-os a fortaleces nossa entidade, que nos defende e nos representa.

Clique aqui para ver a previsão orçamentária do SindSaúde/SC para 2018.