Home / Pré-Conferência de Saúde debate direito e consolidação do sus

Pré-Conferência de Saúde debate direito e consolidação do sus
21/02/2019

Pré-Conferência de Saúde debate direito e consolidação do sus

Nesta quarta-feira (20), às 18h, aconteceu a primeira Pré- Conferência na região Sul, no Conselho Comunitário da Fazendo do Rio Tavares. A Pré- Conferência é um encontro que acontece nos distritos pra debater com a sociedade e definir uma pauta para levar para 10ª Conferência Municipal de Saúde que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de abril deste ano no Centro de Eventos da UFSC. O tema central será “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”.

A Conferência tem como objetivo avaliar a situação de saúde no Município e propor diretrizes para a formulação de políticas da área nos próximos quatro anos. Os usuários do sistema, os profissionais, os gestores e os prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde – SUS participarão da 10º Conferência com direito a voz e voto, dentro das regras estabelecidas no Regimento e no Regulamento do evento.

Os debates vão girar em torno de questões como Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), Saúde como direito, e Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Conforme os organizadores do evento há muitos desafios a serem enfrentados no atual contexto, em que ocorrem violentos ataques aos princípios e diretrizes do SUS, além da necessidade de superação de seus gargalos.

Acesse o link abaixo e saiba onde serão as próximas Pré-Conferências e participe!

O evento é a etapa municipal da 16º Conferência Nacional de Saúde – CNS, que ocorrerá 33 anos depois da realização da histórica 8ª CNS, em 1986, quando o controle social também foi o principal tema em debate. Na avaliação dos organizadores, os participantes tem na conferência uma oportunidade para ampliar e fortalecer a luta do Conselho Municipal de Saúde na cobrança permanente de mais recursos financeiros para saúde, na luta em defesa da vida e do Direito à Saúde e para construir um processo de resistência à onda de retrocessos.

Dentro da perspectiva federativa do SUS, as conferências ocorrem inicialmente nos municípios e depois nos estados e por último em nível nacional. Assim, os participantes têm ainda a possibilidade de refletir sobre o sistema de saúde em Santa Catarina e Brasil, com formulação de propostas a serem encaminhadas para as Conferências Estadual e Nacional.

A conferência será precedida de pré-conferências regionais em todo o município, iniciando no próximo dia 20 de fevereiro pelo Sul, com atividades a partir das 18 horas no Conselho Comunitário Fazenda do Rio Tavares, ao lado do TIRIO, No dia 12 de março a pré-conferência será no Continente, dia 13 no Centro da cidade e dia 14 no norte da ilha de Santa Catarina.

Acesse o link abaixo e veja o calendário e os locais das próximas Pré-Conferências: