Home / Geral / Projeto do Piso Nacional da Enfermagem será lido nesta terça (18) no Senado

Notícias

Mantenha-se atualizado

Projeto do Piso Nacional da Enfermagem será lido nesta terça (18) no Senado
18/05/2021

Compartilhe

Projeto do Piso Nacional da Enfermagem será lido nesta terça (18) no Senado

Acontece no Senado nesta terça-feira (18) a leitura do projeto que estabelece o Piso Nacional da Enfermagem. A aprovação do Senado é essencial para que o PL 2564 seja aprovado. O projeto está tramitando como requerimento de urgência, o que faz com que a pauta tenha que ser votada no Senado em até duas sessões subsequentes após a leitura. Assim, o veredito dos senadores pode ser votado nesta ou nas próximas semanas. Depois, segue para votação na Câmara dos Deputados.

Dos três senadores catarinenses, segundo as informações disponíveis no site do Senado, somente o senador Dário Berger assinou o requerimento para colocar o projeto em votação. A previsão é que dos 81 senadores, 47 sejam favoráveis ao projeto. Para aprovação é necessário apenas maioria ampla.

É essencial que a categoria pressione os três senadores catarinenses: Esperdião Amin, Jorginho Mello e Dário Berger, para votar pela aprovação em suas redes sociais e canais de comunicação. A petição pública realizada no site do Senado conta com quase um milhão de assinaturas favoráveis ao projeto. Se você ainda não votou, escolha a opção “SIM” no link: bit.ly/PLPisoEnfermagem.

O PL 2564 prevê a fixação da jornada de trabalho em 30 horas. Se aprovado o piso salarial para enfermeiras e enfermeiros seria de R$7.315 mensais, sendo que o valor serve de base para os pisos relacionados. Técnicas/os de enfermagem teriam o piso fixado em 70% do valor. Auxiliares de enfermagem e parteiras passariam a receber o equivalente a 50% do piso para enfermeiras e enfermeiros.

O projeto é fruto de uma luta histórica da categoria e a aprovação seria uma conquista significativa para a Enfermagem. Nesse momento de pandemia, é mais do que justo reconhecer a necessidade de valorização de enfermeiras e enfermeiros, parteiras, auxiliares e técnicos de enfermagem.

Newsletter