Home / Geral / Proposta dos funcionários do Hospital de Caridade é apresentada pelo SindSaúde/SC em audiência sobre o arrendamento

28/04/2021

Representantes da diretoria e da assessoria jurídica do SindSaúde/SC participaram na tarde desta quarta-feira (28) de uma audiência no Ministério Público do Trabalho sobre o arrendamento do Hospital de Caridade. Participaram também representantes do grupo Care, interessados no arrendamento, e da Irmandade Senhor Jesus dos Passos, que atualmente administra a unidade.

Na audiência foi confirmado o parecer favorável do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), órgão que media esse tipo de transação. Com a aprovação, agora, a negociação fica entre as duas empresas, que ajustam os detalhes finais das condições administrativas e financeiras, para que o contrato seja formalizado.

O SindSaúde/SC apresentou detalhadamente a proposta decidida pelos trabalhadores em reunião virtual na segunda-feira (26), que já havia sido enviada com antecedência ao grupo Care. A proposta responde a pautas levantadas pelo grupo Care, que apontavam querer discutir jornada de trabalho e dobra dos feriados, além da insalubridade. Os trabalhadores defendem a manutenção de todos os atuais direitos e o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho.

Além disso, o posicionamento acordado com as trabalhadoras e os trabalhadores e o sindicato envolve a sucessão geral e irrestrita dos contratos, que implica que as trabalhadoras e os trabalhadores sejam transferidos para a nova empresa, sem perder os direitos conquistados pelo tempo de serviço. Isso foi apresentado também com a condição da garantia da manutenção dos empregos por, pelo menos, 3 anos.

O posicionamento do SindSaúde/SC foi firme em insistir que nenhum direito conquistado pelos funcionários do Hospital de Caridade deve ser descartado nesse processo de arrendamento. Na reunião, o grupo Care sinalizou a possibilidade da construção de um Acordo Coletivo de Trabalho que pudesse tratar desses direitos da categoria e pediu que os detalhes explicados na audiência fossem formalizados. O Sindicato explicou a importância da sucessão dos contratos para assegurar os direitos, e que tudo aquilo que possa servir para que se avance na negociação será levado em conta, inclusive a possibilidade de um acordo coletivo. Mais do que discutir a forma, precisamos assegurar o conteúdo desses direitos, essa é a preocupação da categoria.

Com a proposta apresentada, uma nova audiência foi marcada para o dia 6 de maio, com a presença de ambas as empresas e o sindicato. Nela, o grupo Care poderá responder às demandas expressas pelos trabalhadores na proposta.

Agora, a direção do SindSaúde/SC também discutirá uma data para realização de assembleia com os funcionários do Hospital de Caridade para expressar detalhadamente as respostas do grupo Care e das implicações delas, além de analisar as opções de acordo. A divulgação da assembleia será feita no início da semana que vem.