Home / Geral / Próxima terça (12) – Ato contra o confisco de 14% da aposentadoria dos servidores estaduais

06/09/2023

De acordo com o presidente do @iprevsc, @vanioboing, a relação que já foi de quatro trabalhadores(as) na ativa para um(a) aposentado(a), hoje é de 0,8 na ativa para cada aposentado(a).

Próxima terça (12), 15h na Alesc

Teatro+cuca+ato!

A informação corrobora com a projeção de @mauriciomulinari do @dieese_online sobre os R$ 5,1 bilhões que o governador @jorginhomello deixa de destinar por ano ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) em favor do INSS. Os dados apontam para a substituição de temporários por concursados, o aumento da contrapartida dos órgãos públicos e a diminuição das isenções fiscais como as principais soluções para o problema.

As sucessivas reformas da previdência que penalizam trabalhadoras e trabalhadores dos serviços públicos nunca tiveram efeito positivo sobre o RPPS, pois o chamado “déficit” segue crescendo. Também de acordo com o presidente do Iprev-SC, o aporte do @governosc para o pagamento das aposentadorias saiu de R$1,8 bilhão em 2011 para R$ 6,1 bilhões em 2023.

É por isso que as entidades reunidas no Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público fazem mais um ato político na terça, 12 de setembro, a partir das 15h, em frente à Alesc, pela revogação dos 14% cobrados de aposentados, aposentadas e pensionistas que ganham abaixo do teto do INSS.