Home / Geral / Reunião com a SES discute leilão da sede do SindSaúde/SC, em Florianópolis

Reunião com a SES discute leilão da sede do SindSaúde/SC, em Florianópolis
20/04/2021

Reunião com a SES discute leilão da sede do SindSaúde/SC, em Florianópolis

No final da tarde desta quinta-feira (20) dirigentes do SindSaúde/SC se reuniram com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para discutir o processo movido pelo Governo do Estado que pretende leiloar a sede do sindicato, em Florianópolis. Representantes da SES, incluindo a secretária Carmem Zanotto participaram da reunião virtual. O leilão está previsto em razão de multas de uma greve ocorrida em 1996, quando o Governo do Estado não cumpriu o acordo em que se comprometia a retirar o pedido das multas.

O processo está sendo movido pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). Foi apresentado na reunião o documento assinado pelo secretário da saúde na época, em que se tinha acordo sobre a retirada da multa, entre outras negociações da greve. Uma das pautas dizia respeito à garantia de jornada de trabalho de 30h, que foi cumprido na época, embora tenha sido formalizado somente em 2006 no plano de carreira.

Zanotto reconheceu que esta parte do acordo foi cumprida pelo Governo do Estado à época, confirmando que o acordo realmente existiu. Uma cópia do documento já foi enviada para a secretária. Esse mesmo acordo será anexado a solicitação de nova reunião com a PGE, junto com o sindicato, para discutir o tema.

Os representantes da SES não garantiram o resultado da negociação, que depende principalmente da PGE e do Governo do Estado. Ao mesmo tempo, a SES diz que se empenhará para que a negociação seja aberta e discutida junto ao órgão de regulação. O SindSaúde/SC frizou que a categoria tem pressa em ver isso resolvido, seja porque o leilão já tem data marcada para o mês de julho, seja porque nossas energias precisam estar voltadas para o bom atendimento em saúde nesse momento.

Agora, o SindSaúde/SC solicitará à PGE uma nova reunião com a presença da SES e a inclusão do documento do acordo feito em 1996 no processo. O sindicato continuará lutando para que o patrimônio dos trabalhadores da saúde não seja perdido, ainda mais em um momento tão crítico para a valorização da categoria. Assim que a reunião for agendada, informaremos por meio das redes sociais e do site do SindSaúde/SC.