Home / Reunião com a SES reabre mesa de negociação

Reunião com a SES reabre mesa de negociação
06/12/2017

Reunião com a SES reabre mesa de negociação

Na manhã desta quarta-feira (06/12), a Comissão de Negociação do SindSaúde/SC se reuniu com o secretário de saúde em exercício André Bazzo e a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Foram debatidos os dez pontos da pauta de reivindicação aprovada em assembleia geral da categoria, em abril de 2017, com as alterações aprovadas na assembleia de 4 de outubro. Foi agendada outra reunião ainda para este mês para dar continuidade às discussões.

O primeiro ponto trata da solicitação de abertura imediata de concurso público para suprir a falta de servidores nas unidades. A SES afirma que há interesse em abertura de concurso, mas que aguardariam a autorização do governo do Estado e o encerramento do ciclo do processo seletivo que está em curso.

Em relação às cláusulas financeiras, que tratam do reajuste do auxílio alimentação, do salário, e do adicional de formação, a SES solicitou que fossem apresentados de forma detalhada os valores de cada um dos pedidos para que se encaminhasse ao Grupo Gestor para avaliação da viabilidade. Sobre a incorporação da gratificação aos vencimentos, o secretário afirmou que seria uma reivindicação justa e que a SES estudaria uma forma de incorporação gradativa desta gratificação.

Por fim, debateu-se a situação do Hospital Florianópolis e do SAMU. As duas unidades estão sob gestão da Organização Social SPDM, e em vias de término dos contratos. O SindSaúde/SC vem apresentando a proposta de que os trabalhadores da SPDM vinculados a estas unidades fossem absorvidos pelo Estado garantindo a manutenção dos serviços e dos postos de trabalho. O secretário em exercício disse que não defendem que estes trabalhadores sejam absorvidos pelo Estado, nem temporariamente, mas que estão abrindo processo licitatório para contratação emergencial de uma empresa que substitua a SPDM. A SES garantiu ainda, que nesse processo de transição estaria prevista a manutenção de todos os postos de trabalho, nas mesmas condições que existem hoje. Diferente do que tem sido comentado no SAMU, a SES afirma que não houve renovação do contrato com a SPDM.

Por fim, os representantes da Secretaria informaram que está previsto o pagamento da segunda parcela do 13º salário para o dia 20/12 e do salário de dezembro em 28/12.

"Essa reunião foi importante para garantir a reabertura da mesa de negociação, e esperamos realizar uma nova rodada de negociação ainda em dezembro para dar continuidade e conseguirmos avançar nas pautas. É importante que a categoria esteja atenta e mobilizada, acessando os canais de comunicação do sindicato, porque somente a nossa mobilização poderá garantir conquistas reais nesta pauta de reivindicações", pontua a diretora do sindicato Heloísa Pereira.