Home / REUNIÃO DA FRENTE NACIONAL CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE

REUNIÃO DA FRENTE NACIONAL CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE
30/04/2019

REUNIÃO DA FRENTE NACIONAL CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE

Nos dias 27 e 28 de abril aconteceu em Brasília a reunião presencial da Frente Nacional contra as Privatizações. Foi uma reunião bastante produtiva e participaram representantes do Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Tocantins, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Maranhão, São Paulo e também foi propiciada participação on-line para que mais pessoas acompanhassem o debate.

As pautas principais do encontro foram informes dos estados, situação dos fóruns estaduais, analise de conjuntura, Conferencias de saúde, reorganização dos representantes da FNCPS nas comissões de mobilização, comunicação e no colegiado, informes do calendário de lutas nacional com os principais eventos que tem relação com as lutas da FNCP, discussão da data, local e tema do próximo encontro nacional da FNCP, discussão sobre EBSERH e ações para revogação das leis, discussão e definição da nota da FNCP contra a reforma da previdência, encaminhamentos gerais.

Patrícia Barreto, diretora no SindSaúde/SC, esteve presente e comentou que foi uma reunião bastante produtiva. Relatou que a análise de conjuntura mostra que se vive no Brasil um momento difícil no campo social, daí a necessidade de intensificar as lutas e a resistência e unificar os vários movimentos sociais e considerar a luta contra a Reforma da Previdência como uma das principais demandas no momento.

A Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde foi criada em 2010 e integram diversas organizações, movimentos sociais e militantes da área da saúde. Desde sua criação vem se empenhando em um esforço coletivo para articular as diversas lutas em defesa do SUS de caráter público, 100% estatal e de qualidade; contra os processos de privatização com que o sistema de saúde brasileiro vem passando; e a favor de melhorias das precárias condições salariais e de trabalhos em que encontram os diversos profissionais de saúde.