Home / Reunião de elaboração do plano municipal de saúde de Florianópolis é suspensa

Reunião de elaboração do plano municipal de saúde de Florianópolis é suspensa
11/07/2017

Reunião de elaboração do plano municipal de saúde de Florianópolis é suspensa

Nesta quinta-feira (13/7), a diretoria do sindicato participaria de uma audiência pública, na Câmara de Vereadores da capital, que debateria a elaboração de um plano municipal de saúde, com validade de 2018 a 2021. Essa é uma reivindicação do Conselho Municipal de Saúde para regulamentar e planejar metas para a saúde pública de Florianópolis.

A proposta era de intensificar a pressão sobre a Câmara de Vereadores para garantir que as demandas identificadas pelo controle social, feito pelas entidades representativas e pela população usuária, sejam atendidas no Plano. O Plano é dividido em diretrizes que vão desde o aprimoramento da gestão até a ampliação dos serviços farmacêuticos. A ideia é traçar metas de ação que melhorem a estrutura da saúde pública municipal, prevejam verbas para ampliação dos investimentos públicos e ao final, garantam a oferta de um serviço de qualidade à população usuária do SUS.

No entanto, está última audiência pública que trataria desta pauta foi cancelada devido a suspensão das atividades da Câmara de Vereadores após a votação do projeto de transformação da COMCAP em autarquia. Os trabalhadores e trabalhadoras da COMCAP estão em greve desde a última segunda-feira, e a truculência da Prefeitura Municipal, fazendo uso da Guarda Municipal e da Polícia Militar, impediram o acesso ao prédio da Câmara.

Os movimentos envolvidos na elaboração do Plano Municipal de Saúde aguardam pela confirmação de nova audiência pública.