Home / Reunião de negociação das pautas dos trabalhadores do Baía Sul e Imagem aconteceu hoje

23/11/2020

Na tarde desta segunda-feira (23) aconteceu a reunião de negociação entre SindSaúde/SC e Hospital Baía Sul e Imagem, anunciada na última semana. A reunião foi agendada após entrega de pauta e convocação de ato dos trabalhadores e trabalhadoras destas unidades de saúde.

Além das pautas gerais da categoria que estão em negociação junto ao sindicato das empresas, essa pauta específica dos trabalhadores e trabalhadoras do Baía Sul e Imagem busca o reajuste de salários e de vale alimentação, o reconhecimento de insalubridade de 40%, uma bonificação pelo atendimento de pacientes Covid, adicional de tempo de serviço e garantia de fornecimento de EPIs de qualidade e em quantidade suficientes.

Sobre os reajustes e bonificação, a empresa alega que precisaria ter mais detalhes quanto a valores para fazer a discussão e apresentar uma contraproposta e que o reconhecimento da insalubridade de 40% dependeria de laudos técnicos. O SindSaúde/SC reforçou que apesar de questões relativas à insalubridade serem, em geral, determinadas por laudos técnicos, há situações em que a empresa tem conhecimento dos riscos de nível alto, e ainda assim os laudos até hoje não foram revisados. Diante da situação de pandemia, não podemos aguardar revisões de laudo que podem levar meses para assegurar os direitos dos trabalhadores.

A discussão se alongou no tema dos EPIs. Desde março o SindSaúde/SC tem feito notificações e denúncias quanto a má qualidade dos EPIs que são relatadas pelos trabalhadores e trabalhadoras. O Baía Sul e Imagem afirma que todos os equipamentos são aprovados e estão dentro do padrão que os autoriza a estarem em uso, mas que reconhecem que a percepção de quem está na “ponta”, fazendo uso dos EPIs em atendimento de pacientes pode ser diferente da questão puramente técnica. O SindSaúde/SC apontou que é necessário um fluxo em que os trabalhadores tenham confiança em repassar os problemas de EPIs para suas chefias e que os problemas sejam de fato solucionados.

A pandemia de Covid-19 tem adoecido milhares de trabalhadores e trabalhadoras da saúde pelo país a fora e não podemos nos permitir economizar nos equipamentos que precisam garantir nossa saúde.

O SindSaúde/SC convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras do Baía Sul e Imagem a se somarem nessa luta e estarem presentes da assembleia desta terça-feira, dia 24 as 18h30 na praça em frente ao posto. Uma próxima reunião de negociação com a empresa já está marcada e dependemos da mobilização de cada um para termos vitória! Será assegurado distanciamento social e é obrigatório o uso de máscara durante toda a assembleia