Home / Reunião de negociação entre Ozz e SindSaúde/SC define calendário de negociações

Reunião de negociação entre Ozz e SindSaúde/SC define calendário de negociações
14/01/2021

Reunião de negociação entre Ozz e SindSaúde/SC define calendário de negociações

Representantes do SindSaúde/SC estiveram reunidos com a OZZ Saúde, empresa terceirizada que administra o SAMU do Estado, na tarde desta quinta-feira (14). A abertura da mesa de negociações é fruto da mobilização dos funcionários, que exigem diversos direitos que foram negligenciados, tanto pela terceirizada quanto pelo governo do estado. As demandas vão desde concessão de férias e reposição salarial até a melhoria nas condições de trabalho.

Uma das primeiras demandas levadas pelos representantes do SindSaúde/SC foi sobre as férias, uma vez que há funcionários da OZZ que estão há quase três anos trabalhando sem descanso. A empresa diz que foi iniciada uma escala neste mês e que nos casos de demissões, as férias vencidas estão sendo pagas. O sindicato rebateu que não basta reconhecer isso nas rescisões, inclusive porque existem pendências de pagamento também nesse ponto, mas principalmente nesse momento de pandemia em que a sobrecarga das trabalhadoras e dos trabalhadores é grande, é preciso organizar uma escala e garantir direito ao descanso devido.

Quanto à estrutura das bases, a empresa alega que é responsabilidade do Estado fazer as manutenções. Os dirigentes do SindSaúde/SC responderam que, embora a estrutura seja do Estado, a responsabilidade sobre os funcionários que estão sendo colocados em risco é da empresa e, portanto, é também dever da OZZ. O mesmo acontece em relação a pauta salarial, com a empresa afirmando que o contrato de gestão não tem margem para incremento salarial sem aumento dos repasses do estado.

Em relação aos EPIS e condições de trabalho, a empresa diz que estão fornecendo materiais de acordo com as normas técnicas. Acrescentaram que se há problemas, eles seriam pontuais e devem ser notificados por meio de queixa técnica por qualquer trabalhador do SAMU. O sindicato reiterou que os problemas não são pontuais, ou do contrário não haveria relatos de diversas partes do Estado. Quanto o auxílio alimentação, a empresa diz que não descarta a possibilidade de pagamento, mas que deverá cumprir primeiro a CCT, podendo ser discutido esse ponto no futuro.

A OZZ anunciou que conseguiu agendamento de reunião junto ao governo do Estado, e que os sindicatos e federação serão convidados a estar presentes nessa reunião. A data está para ser confirmada entre os dias 21 e 22/01. Nessa reunião, a OZZ diz querer tratar de verbas salariais e do cumprimento da Convenção Coletiva (CCT). O SindSaúde/SC solicitou que fosse incluída na pauta a estrutura das bases. Além da reunião com o Governo do Estado, temos uma nova rodada de negociação agendada entre empresa e sindicatos e federação para o dia 28/01.

O SindSaúde/SC continuará acompanhando e intervindo de perto nas negociações, para garantir o que é justo aos trabalhadores e trabalhadoras do SAMU. Cobraremos que a empresa assuma sua responsabilidade e cumpra os direitos de todos e todas!