Reunião de negociação
Na manhã desta sexta-feira (11), o SindSaúde/SC esteve reunido com representantes da empresa Hospital Care, que está em negociação para arrendamento das estruturas do Hospital de Caridade em Florianópolis. Atualmente, uma liminar está suspendendo o processo de arrendamento, mas de qualquer forma as conversas precisam continuar para que na hipótese de confirmação do arrendamento, os trabalhadores e trabalhadoras do Hospital de Caridade tenham seus direitos garantidos.
Entre os representantes da empresa presentes na reunião, o médico Sérgio Brincas - sócio do Hospital Care, afirmou que a pretensão da empresa é de ampliação da quantidade de leitos do Hospital de Caridade. Por isso, eles não teriam qualquer intenção de fazer demissões dos atuais trabalhadores, e que provavelmente fariam novas contratações.
Um dos pontos mais debatidos na reunião diz respeito ao processo de transferência dos atuais funcionários do Hospital de Caridade para funcionários do Hospital Care. Embora a empresa afirme que está disposta a garantir salários e todos os benefícios conquistados pelos trabalhadores nos últimos anos, eles não assumiriam o tal “passivo trabalhista”. Isso seria uma das cláusulas previstas na negociação entre as empresas.
Na prática, isso significaria que nos casos de ações judiciais em curso ou mesmo em situações futuras, qualquer irregularidade e direitos que o Hospital de Caridade deixou de pagar corretamente aos empregados, não seriam assumidos pela nova empresa. Caberia, nesse caso, a Irmandade Senhor Jesus dos Passos o pagamento e responsabilidade sobre essas pendências.
O SindSaúde/SC entende que esse processo de transferência precisa ser acompanhado de perto para assegurarmos que os trabalhadores que passaram anos ou décadas de suas vidas dando seu suor pelo atendimento em saúde neste hospital não tenham seus direitos ameaçados. Mais uma reunião deve acontecer nos próximos dias e qualquer novo informe, comunicaremos imediatamente os trabalhadores e trabalhadoras do Hospital.