Home / Reunião do SindSaúde/SC com o Hospital de Caridade

Reunião do SindSaúde/SC com o Hospital de Caridade
06/08/2020

Reunião do SindSaúde/SC com o Hospital de Caridade

No começo da semana informamos que o SindSaúde/SC conseguiu o agendamento de uma reunião com o Hospital de Caridade para tratar de algumas demandas dos trabalhadores e trabalhadoras do Hospital. A reunião aconteceu na tarde de hoje, dia 6, virtualmente. Estiveram presentes representantes do RH do Hospital – Cristiane e Juliana, e também o advogado Bruno. O SindSaúde/SC contou com a presença de membros da direção da entidade – Samila, Glauber e Nereu, e o nosso assessor jurídico, Dr. Gustavo Cani.

Uma das pautas da reunião eram os pedidos de suspensão ou interrupção de férias apresentados pelo Hospital para alguns trabalhadores. O Setor de Recursos Humanos do Hospital afirma que os casos de trabalhadores e trabalhadoras que estavam usufruindo férias fora da cidade ou em outras situações atípicas, foram tratados individualmente e que nestes casos, foram dispensados do retorno das férias. A justificativa apresentada pelo Hospital para que as pessoas fossem chamadas a suspender seus descansos foi de que houve número grande afastamentos em razão do Covid-19, chegando a mais de 90 trabalhadores, entre casos suspeitos e positivos. Solicitamos que o Hospital informe ao SindSaúde/SC o total de trabalhadores afetados pelo Covid-19 e as medidas que estão sendo adotadas para conter a propagação do vírus no ambiente hospitalar.

Outra demanda apresentada pelos trabalhadores diz respeito à suspensão do transporte coletivo e as dificuldades de deslocamento de alguns bairros até o Hospital. O SindSaúde/SC reforçou o entendimento de que descontar horas ou anotar “banco de horas” seria uma prática ilegal, pois cabe a empresa organizar transporte alternativo na hipótese de ausência de transporte coletivo adequado. O Setor de Recursos Humanos garantiu que não fará qualquer registro de horas negativas em decorrência de eventuais atrasos pela dificuldade de transporte e que para aqueles que se deslocam de veículo próprio, o estacionamento permanece liberado. Informaram também que estão organizando caronas solidárias e mantendo horário alternativo e flexível aos demais trabalhadores, sem fazer nenhum desconto salarial.

Por fim, o SindSaúde/SC questionou a respeito das notícias de que estaria pra ocorrer uma mudança de gestão no Hospital. No entanto, os representantes do Hospital disseram não ter informações sobre esse tema. Ressaltamos que permaneceremos acompanhando esse processo, e que na hipótese de qualquer mudança, precisará ser resguardado e assegurado todos os direitos dos trabalhadores e trabalhadores que garantiram que esse Hospital se mantivesse de pé todos esses anos.

Permanecemos atentos. Caso identifiquem que alguma destas situações não está resolvida no dia a dia do local de trabalho, comuniquem o sindicato!

Juntos e juntas somos mais fortes!