Home / SAMU: OZZ apresentará contraproposta de Acordo Coletivo

SAMU: OZZ apresentará contraproposta de Acordo Coletivo
22/06/2018

SAMU: OZZ apresentará contraproposta de Acordo Coletivo

O Sindicato realizou nova reunião com a empresa OZZ, administradora do SAMU estadual, na tarde desta quinta-feira (21/6), para reiterar a pauta de reivindicações apresentada há meses pelas trabalhadoras e trabalhadores, exigindo a abertura de uma mesa de negociações para criação de um Acordo Coletivo.

A empresa comprometeu-se a apresentar uma proposta de Acordo com base na pauta das/os trabalhadoras/es, que, entre outros itens pede a garantia de pagamento de auxílio alimentação/refeição, auxílio combustível, a adequação das condições de trabalho nas bases do SAMU, que pioraram desde a transferência para a estrutura do Corpo de Bombeiros.

A OZZ informou que venceu o processo licitatório e que uma liminar que havia suspendido a licitação foi derrubada recentemente pelo governo do Estado. Por esse motivo, poderá dar continuidade à negociação da pauta das trabalhadoras/es do SAMU.

A transição do SAMU

SindSaúde/SC vem acompanhando de perto a situação das trabalhadoras e trabalhadores do SAMU desde os meses anteriores ao rompimento de contrato do Estado com a Organização Social SPDM, antiga administradora do serviço, auxiliando na organização para exigir pagamentos de salários e direitos atrasados.

Depois, quando do rompimento do contrato, o Sindicato lutou junto aos trabalhadores garantindo judicialmente o pagamento correto das rescisões contratuais; também para garantir a recontratação dos profissionais pela nova empresa contratada.

Nossa luta se dá também no campo político, participando ativamente de espaços proporcionados pelo Conselho Estadual de Saúde e pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, entre outros, sempre defendendo a retomada da administração do serviço pelo Estado, dentro de uma lógica de que saúde pública não pode estar associada ao lucro de uma empresa. O SUS foi concebido e, para prestar o melhor serviço possível, deve ser 100% público e estatal.