SC é o 2º estado que mais fechou leitos pediátricos nos últimos 6 anos
Nessa semana, o jornal Bom Dia Santa Catarina entrevistou o atual secretário da saúde do estado Vicente Caropreso para discutir a situação das unidades de saúde pública catarinenses e o dado de que somos o segundo estado que mais fechou leitos pediátricos nos últimos seis anos - e podemos garantir, não é apenas na pediatria.
A política dos últimos gestores da SES e do governo de Raimundo Colombo tem sido a da precarização da saúde. A ideia é não destinar verbas, não abrir concurso público, para em seguida, entregar os hospitais e outras unidades de saúde pública do estado para a iniciativa privada! E a privatização NÃO É A SOLUÇÃO. Basta vermos o exemplo recente do SAMU, que é de gestão privada (através da Organização Social SPDM) desde 2013, e triplicou o custo para o Estado, enquanto está diminuindo pela metade suas centrais de atendimento.
A solução é investimento na saúde pública, ampliação dos serviços, mas com contratação de servidores/as. A saúde é o SUS gratuito, público, estatal e de qualidade.
Para entender melhor o que tem acontecido, o Zé da saúde fez um comentário à notícia pra você, dá um clique!