Home / Se a SPDM não pagar salários atrasados, trabalhadores do HF podem parar na segunda-feira

09/06/2017

Uma reunião na tarde de sexta-feira (9/6) do Sindicato com trabalhadoras e trabalhadores do Hospital Florianópolis, mais uma vez sem receber salários após o quinto dia útil do mês, deliberou notificar a direção do prazo legal de greve de 72 horas por conta do atraso salarial. O prazo que vence na próxima segunda-feira (12/6), às 13h30, quando haverá uma nova assembleia dos/as trabalhadoras/es que poderá decidir pelo início das paralisações.

Mesmo que  a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) deposite os salários até segunda-feira, a assembleia será mantida e a pauta em discussão será então para antecipar o encaminhamento de paralisação nos próximos meses, em caso de novos atrasos.

A situação, infelizmente, não é nenhuma novidade para quem trabalha no HF. A direção sequer informa da situação e dos motivos dos atrasos. Não há comunicação.

Muitas/os já estão realizando outros bicos para ter algum dinheiro. Inclusive o deslocamento de casa até o Hospital se torna um desafio, uma vez que um grande grupo de trabalhadoras/es não recebem vale transporte e, sem salários, não têm recursos para o combustível do seu veículo.

Sabemos que a SPDM já recebeu o repasse do Estado no dia 6 de junho e temos o documento que comprova essa transferência de recursos. Estão esperando o que para pagar os salários? É dever de todas e todos estar presente na assembleia marcada para segunda-feira, às 13h30, para discutirmos e avaliarmos nossa mobilização. Sem união, não haverá garantia de direitos.