Home / Geral / SEA aprova reajuste para os aposentados sem paridade, agora cabe ao governador assinar

Notícias

Mantenha-se atualizado

SEA aprova reajuste para os aposentados sem paridade, agora cabe ao governador assinar
19/04/2022

Compartilhe

SEA aprova reajuste para os aposentados sem paridade, agora cabe ao governador assinar

O SindSaúde/SC confirmou com representantes da Secretaria Estadual de Administração (SEA) que um reajuste de 28,13% para os aposentados sem paridade foi autorizado pelo órgão e agora passa para a fase de assinatura do governador. Os pensionistas aguardam o reajuste por mais de cinco anos, e a situação ficou ainda mais complicada após a aprovação da Reforma da Previdência Estadual, quando o Iprev passou a descontar 14% do salário dos aposentados.

Se enquadram na categoria de “aposentados sem paridade” a maioria dos servidores públicos que se aposentaram a partir de 2004, ou que entraram na modalidade de aposentadoria compulsória a partir deste período. Na prática, esses pensionistas não recebem os mesmos benefícios que são concedidos para os servidores na ativa, como é o caso daqueles que possuem paridade.

Para a categoria da saúde, que conquistou um reajuste no final de 2020, a disparidade salarial entre os aposentados que possuem paridade e aqueles que não possuem é ainda maior. O salário dos aposentados sem paridade é baseado no índice de reajuste do regime geral previdenciário, que foi negado pelo governo de Santa Catarina nos últimos cinco anos.

O reajuste também é fruto da luta desses aposentados e das ações judiciais movidas pelo Fórum dos Servidores Estaduais, o qual o SindSaúde/SC faz parte. Agora, devemos aumentar a pressão para que o governador Moisés assine o decreto antes do final do mês, para que o reajuste seja pago ainda no benefício de maio.

➡️ FAÇA A SUA PARTE: Vá até as redes sociais do governador Moisés e use a hashtag #DecretaoReajusteMoisés para pressionar pela assinatura do decreto!

Newsletter