Secretaria de Saúde reduz insalubridade dos servidores do Centro de Reabilitação
Na manhã desta terça-feira, os diretores do SindSaúde/SC Wallace Cordeiro e Naimar Mendes participaram de uma reunião no Centro Catarinense de Reabilitação (CCR) para discutir o corte da porcentagem de insalubridade para todos os servidores da unidade. A insalubridade é um valor pago ao trabalhador que é exposto a riscos de saúde. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) emitiu um ofício diminuindo todos os percentuais de insalubridade dos servidores do CCR - chegando até a zerar – sem emitir um laudo técnico, exigido por lei. O desconto está previsto para a próxima folha de pagamento.
O SindSaúde irá averiguar as medidas legais para conter a redução da insalubridade até que seja apresentado um laudo com os motivos para a diminuição. Os servidores em reunião com o Sindicato decidiram por convocar uma assembleia, que irá definir os rumos da mobilização. “Só a união de todos os trabalhadores do Centro de Reabilitação conseguirá barrar esse retrocesso”, afirmou a diretora Naimar Mendes.
O Governo do Estado tem feito cortes em diversos setores do funcionalismo público da saúde. Além dos servidores do Centro de Reabilitação, o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) e o Almoxarifado Central também tiveram o percentual diminuído. Em todos os casos, o SindSaúde está encaminhando o suporte jurídico necessário.