Home / Semana de pressão em Brasília contra aprovação do PLC 257

Semana de pressão em Brasília contra aprovação do PLC 257
06/05/2016

Semana de pressão em Brasília contra aprovação do PLC 257

Junto com outros representantes do Fórum Catarinense  em Defesa do Serviço Público, a diretoria do SindSaúde/SC esteve esta semana em Brasília para articular com deputados e senadores o voto contrário à aprovação do PLC 257/2016, que tramita em caráter de urgência constitucional na Câmara Federal.

Lideranças políticas de diversos partidos e correntes políticas foram abordados pelo Fórum receberam um documento assinado por 38 entidades de representação de servidores municipais, estaduais e federais.

Além da conversa com os principais partidos da Casa, os representantes do Fórum participaram de audiência pública no Senado Federal sobre a reforma da previdência e da reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FENTAS).

Na próxima segunda-feira (9/5), a diretoria do SindSáude/SC e representantes de outras entidades do Fórum voltarão a Brasília para participar do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores, na Comissão de Direitos Humanos.

VOTAÇÃO DEVE FICAR PARA DEPOIS DO IMPEACHMENT

É o que avalia o relator da matéria, deputado Esperidião Amin (PP). Segundo ele, a expectativa na Casa é de que, mesmo com o regime de urgência constitucional, o projeto não entre em plenária antes da decisão preliminar do prosseguimento do impeachment no Senado, estimada para quarta-feira (11/5).

Outro fator que pode mudar os rumos do PLC 257 é o afastamento do até então presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB), determinado pelo STF na manhã de hoje (5/5). Cunha ainda vai recorrer da decisão, mas a repercussão do seu afastamento ainda pode trazer novidades para os servidores públicos em relação ao Projeto.

GOVERNADORES FALAM EM RECOMEÇAR DO ZERO

Com a expectativa de que prossiga o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff (PT), e ela seja afastada do cargo por 60 dias, governadores que lideraram as negociações sobre os juros das dívidas dos estados com a União já trabalham com a possibilidade de recomeçar o diálogo com uma nova equipe econômica, no caso a indicada pelo atual vice-presidente Michel Temer (PMDB), que assumiria em caráter provisório a presidência.

Isso também pode frear, por ora, a tramitação do PLC 257, que é fruto de meses de negociação entre os governos estaduais e a equipe econômica do governo Dilma.

Deputados Chico Alencar (PSOL/RJ)   Com Ronald Ferreira dos Santos do   Assessoria Técnica da Liderança do

e Glauber Braga (PSOL/RJ)               Conselho Nacional de Saúde             PCdoB - Flávio Tonelli Vaz

Senador Paulo Paim (PT/RS)            Deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ)      Deputada Maria do Rosário  (PT/RS)

Deputado Vicentinho (PT/SP)            Deputados Ivan Valente (PSOL/SP)   Deputados Ivan Valente (PSOL/SP)   (PSOL/RJ)