Servidores denunciam falta de material em diversas unidades do estado
Servidores estaduais da saúde têm denunciado ao SindSaúde/SC uma série de casos de falta de material adequado nas unidades de saúde. Dentre os itens que mais faltam estão justamente EPIs necessários para o trabalho nas unidades que atendem a população do estado.
Em unidades que utilizam aventais descartáveis, os servidores foram orientados a reutilizarem o material. Não houve nenhum comunicado por escrito da administração dos hospitais a respeito do procedimento, que coloca os servidores em risco de contaminação. Nas unidades em que se utilizam aventais de tecido, não há material suficiente para suprir a demanda diária.
Servidores também relatam a falta de materiais utilizados na administração de substâncias intravenosas nos pacientes, como cateteres, películas e polifix.
“A questão dos materiais diz respeito exatamente às condições de trabalho nessas unidades. Não há como trabalhar adequadamente em locais onde não há reposição desses materiais básicos” comenta o presidente do SindSaúde/SC, Nereu Sandro Espezim.
Na última semana, o Governo decretou emergência de saúde pública por conta da alta taxa de casos e internações por problemas respiratórios no estado. Diante dessa situação, exposta pela SES, o fornecimento adequado de materiais é imprescindível para evitar a contaminação tanto dos servidores quanto dos usuários do serviço público.
O sindicato segue cobrando da Secretaria Estadual de Saúde reuniões de negociação para levar às pautas de reivindicação da categoria, sendo que a manutenção e garantia de materiais adequados para o trabalho nas unidades é uma delas.