Home / Servidores do estado devem receber primeira parcela do 13º no dia 16 de outubro

Servidores do estado devem receber primeira parcela do 13º no dia 16 de outubro
24/09/2020

Servidores do estado devem receber primeira parcela do 13º no dia 16 de outubro

O governo do estado anunciou nesta quarta-feira (23) que antecipou a data para pagamento da primeira parcela do 13º salário para funcionários públicos estaduais. O pagamento da primeira parcela está marcado para o dia 16 de outubro, enquanto a segunda deve ser paga no dia 17 de dezembro. O valor é um direito de servidores ativos, aposentados e pensionistas dos estabelecimentos do estado.

A antecipação representou recuo do governo, que havia anunciado em agosto que não adiantaria a parcela do benefício. Além de garantir o direito dos servidores públicos estaduais, o adiantamento do 13º é visto como um alternativa para a injeção de verba nos cofres públicos. Estima-se que, com o pagamento, o funcionalismo público seja capaz de injetar cerca de R$ 460 milhões na economia catarinense.

A categoria da saúde ainda aguarda a sanção do governador ao texto aprovado na ALESC na terça-feira (22), Substitutivo Global da MP 228. A nova medida mantém a gratificação original de R$1 mil e R$2 mil aos setores de UTI, emergência e COES, e estende o benefício de R$250 aos demais servidores da saúde, além de aumentar a insalubridade para o nível máximo em 34% e suspender o limite de realização de HPs para todos os servidores e servidoras da saúde. O documento tem validade até dezembro. A SES tem anunciado que irá lançar uma folha suplementar para garantir o pagamento na folha de setembro daqueles que até então não estavam contemplados na MP.