Home / Geral / SES e SindSaúde/SC discutem propostas para a categoria nesta quinta (21)

SES e SindSaúde/SC discutem propostas para a categoria nesta quinta (21)
21/10/2021

SES e SindSaúde/SC discutem propostas para a categoria nesta quinta (21)

Na reunião desta quinta-feira (21) o SindSaúde/SC ouviu da SES algumas respostas em relação à pauta da categoria. Ainda não foi apresentado documento por escrito que responda as pautas, mas a Secretaria alega que isso deve acontecer nos próximos dias. Porém, os representantes da SES sinalizaram alguns pontos sobre a proposta que será apresentada.

O primeiro delas é de um reajuste de, pelo menos, 20% linear sobre os vencimentos. O SindSaúde/SC tem reforçado que as perdas salariais já somam cerca de 30%. A SES afirmou também que a proposta será válida para todos servidores (efetivos e temporários) ativos e aposentados com paridade. Além disso, apresentaram proposta de alteração na base de cálculo da insalubridade, saindo do nível 1A para o 9A.

Os cálculos que chegaram a esses pontos e a apresentação formal de proposta ainda estão em debate junto à Secretaria de Estado da Administração (SEA). Demais itens da pauta de reivindicação foram citados como algo ainda a ser discutido.

O SindSaúde/SC reforçou a necessidade de que as propostas do governo sejam formalizadas para que possamos debater em assembleia de categoria. É preciso que a negociação avance para que as alterações em salários, etc, sejam encaminhadas para a Alesc antes do recesso de fim de ano, fazendo com que os valores incidam na folha de pagamento de janeiro de 2022.

Outra pauta importante citada na reunião é sobre a incorporação da gratificação de desempenho. A SES afirmou em reunião que está avaliando junto a SEA a incorporação parcial da gratificação. Pelo SindSaúde/SC, foi reforçado que esse item está na pauta há anos e precisa ser tratado na proposta a ser apresentada pelo governo.

Novamente o SindSaúde/SC pediu que a SES interceda junto à SEA e ao Iprev pelo reajuste salarial dos aposentados sem paridade. Ao mesmo tempo, o sindicato está se articulando junto a Alesc e com outros sindicatos para tratar dessa situação.

Ainda que a reunião represente um avanço nas negociações, o proposto verbalmente pela SES ainda não supre as pautas da categoria. Caberá à SES manter o diálogo e aos trabalhadores e trabalhadoras decidirem se aceitam ou não às propostas da secretaria. Uma nova rodada de negociação ficou indicada para a próxima semana. Ficaremos atentos e mobilizados!