Home / Sindicato apoia campanha do Coren/SC por salário ético

Sindicato apoia campanha do Coren/SC por salário ético
28/05/2018

Sindicato apoia campanha do Coren/SC por salário ético

Santa Catarina tem cerca de 55 mil profissionais de enfermagem, entre enfermeiras/os, técnicas/os e auxiliares de enfermagem, com registro no Conselho Regional de Enfermagem. Essas pessoas são a maioria das/os profissionais de saúde em todo o Brasil, mas comumente convivem com condições de trabalho precárias e salários absurdamente defasados. Uma pesquisa nacional sobre o perfil desses profissionais constatou que 16% tem renda mensal menor do que R$ 1 mil.

O SindSaúde/SC tem como uma de suas principais bandeiras a valorização das/os profissionais da saúde, a garantia de condições dignas de trabalho e de remuneração justa, compatível com a responsabilidade do trabalho dessas pessoas que salvam vidas diariamente. Por esse motivo, soma seus esforços, junto a outras instituições, na divulgação da campanha em defesa do “Salário ético mínimo necessário para as/os profissionais de enfermagem”, promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC).

O objetivo da campanha é criar parâmetros de referência salarial que possam ser utilizadas em negociações para garantir o mínimo de qualidade no pagamento dos trabalhadores do setor. As negociações, entretanto, continuam sendo feitas pelos sindicatos, assim como continua tramitando o PL do Piso Salarial na Câmara dos Deputados.

Considerando as médias levantadas para os profissionais e ainda que o salário mínimo no Brasil deveria ser em abril de 2017 no valor de R$ 3.899,66 (três mil, oitocentos e noventa e nove reais e sessenta e seis centavos), de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Coren/SC publicou uma Decisão (Decisão Coren/SC 007/2018) para estabelecer valores considerados Salários Éticos mínimos necessários a serem pagos pelos serviços públicos e privados aos integrantes da Equipe de Enfermagem, nos seguintes patamares:

– Enfermeira(o): R$ 4.050,00

– Técnica(o) de Enfermagem: R$ 2.984,00

– Auxiliar de Enfermagem: R$ 2.500,00

Nosso Sindicato está somando forças nessa campanha porque entende que somente a aproximação das entidades representativas e a força da categoria unida pode proporcionar avanços reais nas condições diárias de trabalho, o incremento dos salários a um nível digno e a ampliação dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores.