Home / Sindicato participa da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde

Sindicato participa da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde
16/10/2017

Sindicato participa da 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde

Nos dias 19 e 20 de setembro ocorreu a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde. Dentre os quase 200 participantes, estava o diretor do SindSaúde/SC, Wallace Cordeiro, como delegado de Florianópolis, que contribuiu de forma significativa para o debate e escolha das propostas para os âmbitos municipal, estadual e nacional.

O diretor de saúde do trabalhador, Cleidson Valgas, também esteve presente como membro da Comissão de Relatoria. O evento, que foi coordenado pelo Conselho Estadual de Saúde, tinha como tema “Vigilância em saúde: direito, conquista e defesa de um SUS público de qualidade”.

Na pauta constavam 178 propostas consolidadas a partir dos relatórios das cinco conferências realizadas nas macrorregiões de Criciúma, Mafra, Rio do Sul, Blumenau e Chapecó. As conferências macrorregionais reuniram aproximadamente 1.320 delegados, entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da saúde, prestadores de serviços e gestores, com representantes dos 295 municípios catarinenses.

Além de escolherem as propostas voltadas para Santa Catarina, os delegados selecionaram, por meio de votação, as 12 propostas que serão apresentadas na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), que ocorrerá de 28 de novembro a 1º de dezembro de 2017, em Brasília, onde Santa Catarina estará representada por 48 delegados eleitos na Conferência Estadual.

O eixo principal da conferência foi: “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à Proteção e Promoção da Saúde do povo Brasileiro”. As discussões nos grupos de trabalho e na plenária final foram norteadas por quatro subeixos: O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS; Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde; Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde e Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.

O objetivo foi discutir e propor novas diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde, debatendo a integração dos programas de todas as vigilâncias, sendo: epidemiológicas, sanitárias, ambiental e de saúde do trabalhador, incluindo os laboratórios de saúde pública. Buscou-se estabelecer propostas voltadas para a atenção à saúde, onde a promoção, a proteção, a prevenção e o controle ocupem o mesmo patamar e recebam a mesma importância do que a recuperação e a assistência.