Home / Coluna Opinião / Sindicatos seguem na luta por uma aposentadoria digna

Sindicatos seguem na luta por uma aposentadoria digna
18/01/2024

Sindicatos seguem na luta por uma aposentadoria digna

Os sindicatos seguem em luta pela revogação dos 14% e articulando estratégias para reverter a segregação de massa aprovada pela Alesc, em dezembro de 2023, cujas mudanças passaram a valer em 1º de janeiro de 2024. Um ofício foi encaminhado pelo Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público ao novo presidente do Iprev, Mauro Luiz de Oliveira, cobrando a implementação da alteração da faixa de isenção para dois salários-mínimos, conforme previu as novas regras previdenciárias.

A nova reforma da previdência além de não revogar totalmente os 14%,retirou ainda mais direitos das categorias, ao segregar os trabalhadores públicos em dois fundos previdenciários entre os atuais (ativos e aposentados) e novos concursados.

PROJETO POPULAR SEGUE NA ALESC|

O fato da lei ter sido aprovada a referida reforma previdenciária, não exclui a existência do Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) PLC 0037/2023, que revoga os 14% até o teto do INSS. O Fórum retomará as agendas, objetivando uma aposentadoria digna para as pessoas que tanto trabalharam pelo serviço público de Santa Catarina. O projeto ainda aguarda apreciação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Por isso, a pressão continua nos deputados para que o projeto seja pautado.

Faça contato e cobre o seu deputado:

Ana Campagnolo (PL): Instagram | Facebook

Camilo Martins (PODEMOS): Instagram | Facebook