Home / SindSaúde/SC adere à paralisação nacional contra a Reforma da Previdência

SindSaúde/SC adere à paralisação nacional contra a Reforma da Previdência
15/02/2018

SindSaúde/SC adere à paralisação nacional contra a Reforma da Previdência

Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara de Deputados e aliado de Michel Temer tem anunciado que nos dias 19 e 20 de fevereiro colocará em votação a PEC 287 da contrarreforma da Previdência. Apesar das especulações midiáticas diárias sobre a data, devemos estar preparados para impedir que a PEC seja aprovada. Por isso, as centrais sindicais e os movimentos sociais de todo o país estão convocando um dia de mobilização contra mais essa retirada de direitos. Em Santa Catarina, várias categorias, entre elas nós, da saúde, vamos parar.

Desde o início da tramitação, a proposta já sofreu dezenas de alterações, mas segue sendo extremamente danosa à classe trabalhadora. Além de ter que contribuir por 40 anos para ter acesso a 100% da média de todos seus salários na vida, a idade mínima aumenta para 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres. E os servidores públicos também serão afetados. Terão de atingir essa nova idade mínima proposta e contribuir por no mínimo 25 anos para a Previdência.

“A proposta é um ataque frontal em todos os sentidos. É um absurdo que proponham uma idade mínima para se aposentar que é superior à expectativa de vida média dos brasileiros. A sociedade tem visto isso e foi com as mobilizações feitas até agora que barramos o projeto. Precisamos seguir na luta para enterrar a PEC de vez”, afirma a presidente do sindicato Simone Bihain Hagemann.

Para o dia 19/2, o SindSaúde/SC irá organizar tendas em frente aos locais de trabalho em quatro locais da Grande Florianópolis: na praça do Hemosc, reunindo os servidores do Hospital Gov. Celso Ramos, Maternidade Carmela Dutra e Hemocentro de SC; na praça da Agronômica, reunindo quem trabalha no Hospital Infantil, Associação Catarinense de Reabilitação e Hospital Nereu Ramos; em São José haverá concentração no Instituto de Psiquiatria e no Hospital Regional. A paralisação inicia às 7h e às 16h os trabalhadores/as irão participar do grande ato unificado, no centro da capital. Em Lages, a paralisação começa às 13h, em frente ao Hospital Tereza Ramos, com caminhada às 15h até o prédio da Previdência Social.

“Assim como nós, vários trabalhadores em todo o país estarão em greve nesse dia. Toda essa articulação é fundamental para mostrarmos nossa força. A Intersindical está trabalhando para isso e para manter a mobilização nacional até barrar de vez esse projeto”, afirma a diretora do SindSaúde/SC e da Intersindical Heloísa Pereira.