Home / SindSaúde/SC aprova nova convenção coletiva em audiência no Tribunal do Trabalho

22/02/2017

Na tarde desta terça-feira (22/02), a diretoria do SindSaúde/SC aprovou, com representantes do sindicato patronal, uma nova Convenção Coletiva de Trabalho, em uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho. O encontro mediado foi solicitado pela diretoria do sindicato, depois de cinco meses tentando negociar e não obter respostas do setor patronal. A audiência conquistou o reajuste salarial de 8,5% para todos/as trabalhadores/as da iniciativa privada da saúde da Grande Florianópolis a partir de fevereiro de 2017 e o parcelamento em cinco vezes desse reajuste dos meses anteriores a partir de novembro – data base da categoria.

Com o acordo, o reajuste começará a ser pago nos salários de fevereiro, pagos até o 5º dia útil de março, e a primeira parcela do valor retroativo será paga até o 10º dia útil de março em folha de pagamento suplementar. As outras quatro parcelas do valor retroativo serão depositadas junto ao salário de cada mês até a competência junho de 2017 (que deverá ser paga até o 5º dia útil de julho). O aumento é referente ao valor acumulado da inflação no período, baseado no índice INPC. A proposta inicial da patronal era o parcelamento em oito vezes do valor acumulado do reajuste, mas depois de muita discussão, conseguiu-se chegar a uma negociação mais justa.

“Nossa pauta inicial para a Convenção Coletiva de 2017 era muito maior, mas depois de cinco meses negociando e, considerando a conjuntura em nosso país, esse acordo pode ser considerado uma conquista para a categoria” afirma a diretora do SindSaúde/SC Heloísa Pereira.