Home / Geral / SindSaúde/SC discute situação dos trabalhadores do Hospital de Caridade com a Irmandade e o Grupo Care nesta segunda (25)

25/10/2021

O SindSaúde/SC participou na tarde desta segunda (25) de reunião com a Irmandade Senhor Jesus dos Passos, atual administradora do Hospital de Caridade, e a Hospital Care, empresa que está arrendando a unidade. O encontro é mais um passo das negociações sobre a situação dos trabalhadores do Hospital.

As pautas já haviam sido apresentadas em diversas reuniões e foram reapresentadas pelo sindicato no início do mês. Agora cabia as empresas trazer respostas para as demandas.

Uma das pautas diz respeito a criação de um fundo com bloqueio de 80% dos valores que a Irmandade receberá com o arrendamento para pagamento de dívidas trabalhistas. O provedor do Hospital se mostrou reticente com a proposta, alegando que ela não foi analisada ainda, mesmo que a pauta tenha sido apresentada e debatida em diversas reuniões, pelo menos desde maio.

O SindSaúde/SC enfatizou que o fundo não é a única possibilidade e se as empresas tem outras alternativas, que apresentem em mesa de negociação. Foi citado também que se a Irmandade tem disposição de pagar todos os débitos trabalhistas, não tem motivo para não aceitar que esses valores sejam reservados aos trabalhadores num fundo. A Irmandade ficou de avaliar alternativas e trazer respostas em nova reunião.

As dúvidas daqueles que decidiram permanecer na unidade são muitas. Vários dos pontos da pauta, tais como a contagem do tempo de serviço na transferência dos contratos de trabalho; a garantia de emprego; o reconhecimento da insalubridade; a manutenção de turnos e jornadas, etc, estavam para entrar em debate quando a reunião precisou ser suspensa. Os advogados do Care precisaram se ausentar para acompanhar outro compromisso e essas pautas retornam ao debate amanhã, na audiência com o MPT.

Fiquem atentos aos informes. Nesta terça-feira (26) após a negociação no MPT novo informe deve trazer informações mais concretas sobre a situação.