Home / Geral / SindSaúde/SC entra com mediação judicial na negociação com as empresas a respeito da CCT e Piso da Enfermagem

03/04/2024

O SindSaúde/SC entrou com pedido de mediação judicial na negociação com as empresas privadas da Grande Florianópolis, que ocorre desde o final do ano passado e define a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e o pagamento do Piso da Enfermagem. Nesse processo, os sindicatos patronais, que representam as empresas, apresentaram propostas que visam cortar diversos direitos dos trabalhadores em nome de um pagamento parcelado do Piso da Enfermagem. Agora, o TRT convocará audiência de mediação, que deve definir os próximos passos deste embate.

Desde o início da negociação, o SindSaúde/SC reitera que a negociação da CCT 2023/2024, que define o reajuste anual, entre outras normativas, deve ser separada das questões do Piso da Enfermagem. Porém, a postura das empresas foi de oferecer propostas de parcelamento absurdas para o pagamento do piso e interferir em direitos básicos dos trabalhadores, inclusive aqueles que não são da Enfermagem.

Nas assembleias com a categoria, todas essas propostas foram rejeitadas, uma vez que soaram como deboches aos direitos trabalhistas. Propostas formuladas pelos trabalhadores foram completamente ignoradas pela empresa, caracterizando uma negociação unilateral e sem diálogo. Além disso, as empresas têm se aproveitado desse período de negociação para descumprir questões impostas pela lei do piso, se aproveitando de interpretações jurídicas trazidas pela liminar do STF.

Assim, sem perspectiva de garantia de direitos e conforme deliberado em assembleia com a categoria, o SindSaúde/SC encaminhou o pedido de mediação no Poder Judiciário. As rodadas de mediação devem avaliar a possibilidade de um acordo entre o SindSaúde/SC, representante dos trabalhadores, e os sindicatos patronais, representantes das empresas.

Precisamos nos mobilizar para atingir uma negociação que garanta nossos direitos, inclusive o Piso da Enfermagem. Isso significa participar das chamadas de assembleia do sindicato, acompanhar as notícias e estar inteirado sobre seus direitos!