Home / SindSaúde/SC entrega documento ao Superintendente dos Hospitais Públicos de Santa Catarina

01/04/2019

Às 14 horas do dia 19/02/2019, a presidente do SindSaúde/SC, Simone Bihain Hagemann, e o diretor de Saúde do Trabalhador, Cleidson Valgas, se reuniram com o Superintendente dos Hospitais Públicos do Estado, o Sr. Daniel Yared Forte, e seu assessor, Laureci, para apresentar o levantamento realizado pelo sindicato sobre a necessidade de pessoal para implementar as Equipes Multiprofissionais da Saúde Ocupacional (EMSO) nas unidades da Secretaria do Estado da Saúde, conforme estabelece o Capítulo II do Manual de Saúde Ocupacional instituído pelo Decreto no 2.709 de 27 de outubro de 2009.

Esse encontro foi resultante de uma conversa feita na primeira reunião de negociação entre a Comissão do SindSaúde/SC e o secretário da saúde, Helton de Souza Zeferino, juntamente com e seu adjunto, realizada no dia 21 de janeiro do corrente ano. Durante a reunião de negociação, a Comissão informou que tinha feito um levantamento sobre a necessidade de profissionais para implementar as EMSO, o qual foi entregue ao secretário de saúde anterior, mas infelizmente o documento havia sido engavetado.

Como o secretário da saúde atual manifestou interesse em conhecer esse levantamento, o SindSaúde/SC encaminhou, no dia 06/02/2019, um ofício solicitando o agendamento de uma conversa para que o documento fosse apresentado e se iniciasse a construção de uma proposta que permita tirar do papel e colocar em prática o que estabelece o já mencionado decreto. Entendemos que é preciso efetivamente implementar ações de prevenção e diagnóstico de acidentes em serviço, doenças do trabalho e profissionais, como também a realização de atividades de melhoria das condições organizacionais, relacionais e ambientes dos locais de trabalho.

Assim, em atenção ao ofício encaminhado pelo sindicato, a reunião foi agendada para o dia 19/02/2019. O encontro durou aproximadamente uma hora, onde os diretores do sindicato presentes destacaram que é fundamental uma atenção especial e urgente à área da Saúde do Trabalhador, uma vez que existe uma alta prevalência de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais entre os profissionais da saúde. Além disso, infelizmente, o assédio moral tem sido bastante frequente e boa parte dos casos está relacionada à má organização dos processos de trabalho e à falta de profissionalização de gestores. A sobrecarga de trabalho proveniente da ausência de concurso público também foi ressaltada pelos diretores do sindicato, bem como os altos índices de absenteísmo e presenteísmo e pouca efetividade de boa parte das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA). Ao final da reunião o Sr. Daniel recebeu uma cópia do documento que formalizava a proposta do SindSaúde/SC para a estruturação e implementação das EMSO nas unidades da SES/SC.

Estamos buscando o agendamento de nova reunião de negociação para verificar se houve algum desdobramento decorrente da entrega desse documento e para retomarmos a negociação referente à pauta de reivindicações, mas, infelizmente, nossas solicitações não têm sido atendidas. É provável que em breve tenhamos que chamar a segunda assembleia geral do ano para deliberarmos os próximos passos em direção à busca dos nossos direitos.