Home / Geral / SindSaúde/SC exige dados sobre vacinação da Secretaria da Saúde de Lages

SindSaúde/SC exige dados sobre vacinação da Secretaria da Saúde de Lages
25/02/2021

SindSaúde/SC exige dados sobre vacinação da Secretaria da Saúde de Lages

O SindSaúde/SC enviou ofício na terça-feira (23) à Secretaria da Saúde do município de Lages pedindo explicações a respeito da aplicação do Plano de Vacinação na cidade. Trabalhadoras e trabalhadores dos setores administrativos do Hospital Tereza Ramos, que estavam entre os grupos prioritários não receberam a dose prevista nesta etapa, enquanto os grupos seguintes já começaram a receber as doses, contrariando orientações dos órgãos de saúde e dos governos federal e estadual.

Dados apresentados pelo próprio Secretário da Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza, em sessão na câmara de vereadores no dia 16 de fevereiro parecem demonstrar divergências quanto às prioridades do Plano Nacional de Vacinação. As inconsistências foram percebidas pelo número destinado a profissionais da saúde, que não condizem com a realidade. Procurando respostas, o SindSaúde/SC tomou conhecimento de que foram deixados de lado apenas os trabalhadores técnico-administrativos do Hospital Tereza Ramos. Os funcionários dos mesmos setores de outras unidades hospitalares de Lages relatam ter recebido a vacina.

Além disso, o sindicato recebeu informações de que a vacinação de idosos acima de 85 anos já havia começado. A ação contraria a ordem disposta pelo Plano de Vacinação, que prevê as doses dos servidores de hospitais antes do grupo de idosos (Anexo 2 do Segundo Informe Técnico do Plano Nacional e Deliberação e Deliberação 011 CIB 2021). O ponto levantado, porém, não vai contra a vacinação de nenhum dos grupos previstos no Plano, uma vez que o sindicato entende que a vacinação deve ser para todas e todos, de maneira rápida e integral. O questionamento é feito por haver indícios de violação ao Plano Nacional de Vacinação.

No documento, o sindicato pede os demonstrativos atualizados das doses do imunizante que foram utilizadas, bem como se há doses em estoque, além de pedir a vacinação imediata dos servidores do Hospital Tereza Ramos. O ofício oferece prazo de 72 horas para uma resposta da Secretaria da Saúde. Até a tarde desta quinta-feira (25), a Secretaria não havia respondido o documento.

Para conferir as deliberações da CIB a respeito da Campanha de Vacinação, acesse:

www.saude.sc.gov.br/index.php/legislacao/deliberacoes-cib/deliberacoes-2021-cib