Home / Geral / SindSaúde/SC irá se reunir com a SES para tratar de demandas específicas da categoria e leilão da sede

13/04/2021

O SindSaúde/SC se reúne com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta quinta-feira (15). A pauta inclui diversas demandas específicas da categoria, incluindo a proposta de um acordo em relação ao leilão da sede do sindicato, em Florianópolis, por conta de um acordo não cumprido pelo estado referente a uma multa de greve de 1996.

O leilão é uma das pautas urgentes da categoria, que vê na tentativa de retirada do patrimônio um ataque direto às trabalhadoras e aos trabalhadores. A medida executada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) pode ser evitada com o recuo do Governo do Estado, que mesmo assinando um acordo dizendo que retiraria a multa por conta da greve em 1996, avançou no processo.

Uma das pautas que também deve ser levada pelos representantes do sindicato são as escalas de rodízio em unidades de saúde com atendimento Covid, sem reconhecimento da gratificação transitória para os servidores. O problema expõe a contradição da falta de isonomia na atual lei da gratificação pelo atendimento na pandemia.

Outro ponto a ser tratado se refere ao reajuste no pagamento de aposentados sem paridade, que estão há mais de três anos com os salários defasados. Um Mandado de Injunção Coletivo foi expedido pelo sindicato e está tramitando para fazer com que o estado publique o decreto cumprindo o reajuste.

Além disso, o SindSaúde/SC irá levar as demandas relacionadas ao pagamento das horas de adicional noturno, da correção de erros já apontados em folhas de pagamentos de servidores e do pagamento de médias de HP retroativas no afastamento Covid.

Os representantes do SindSaúde/SC irão insistir na garantia dos direitos dos servidores da saúde. Após a reunião, uma nota será publicada nas redes e no site do sindicato para informar a categoria das decisões.