Home / Coluna Opinião / SindSaúde/SC manifesta solidariedade à trabalhadora agredida em Unidade Básica de Saúde em São José

17/10/2023

O SindSaúde/SC manifesta repúdio diante da agressão a uma funcionária da UBS de Areias, São José, ocorrido na tarde desta segunda-feira (16). A trabalhadora é contratada pela empresa Mahatma Gandhi, terceirizada responsável por unidades do atendimento básico de alguns municípios da região da Grande Florianópolis.

Estamos em contato com a trabalhadora para oferecer assistência jurídica diante do ocorrido. Nos solidarizamos nesse momento em que fica evidente a falta de respeito da sociedade aos profissionais que trabalham no atendimento de saúde.

A agressão ocorreu por um paciente que procurou a Unidade Básica para uma consulta de emergência. Orientado a procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Hospital, o paciente permaneceu aguardando na unidade básica, ainda que tenha sido orientado a procurar uma emergência. Chegou a ir embora e voltar novamente à UBS, junto do filho.

Diante da demora, os indivíduos passaram a proferir agressões verbais à funcionária, invadiram o espaço destinado ao atendimento e a agrediram fisicamente, além de causar danos estruturais.

O SindSaúde/SC reforça a necessidade de respeito a todos os profissionais que atuam nas unidades de saúde e que convivem diariamente com os problemas de sobrecarga de função, superlotação nas unidades, além de salários baixos e péssimas condições de trabalho.

Reforçamos também a necessidade de investimento em segurança nas unidades que se destinam ao atendimento à população. A terceirização já precarizou a relação de trabalho e retirou diversos direitos, assim, a garantia da segurança e da integridade física é uma obrigação tanto da administração pública quanto da empresa responsável.