Home / Geral / SindSaúde/SC notifica grupo Hospital Care sobre irregularidades na aplicação do Piso Nacional da Enfermagem

11/10/2023

O SindSaúde/SC notificou o grupo Hospital Care, administrador do Hospital Baía Sul, Caridade e Hospital e Maternidade Santa Helena, a respeito da aplicação do Piso Nacional da Enfermagem. A unidade já havia sido notificada por não ter feito o pagamento do piso no último dia 6, quinto dia útil e prazo final para o pagamento da folha de setembro.

Agora, o sindicato notifica novamente a unidade por descumprimentos em relação à Convenção Coletiva de Trabalho, pagamento fora do prazo e sem a folha complementar aos trabalhadores. Temos recebido denúncias de que houve pagamento de uma diferença do piso salarial, mas que há discrepâncias em relação aos valores e a unidade não forneceu demonstrativo de pagamento. A alegação é de que os valores seriam um adiantamento e que o demonstrativo seria colocado na folha de outubro.

O pagamento do piso salarial não é um adiantamento, inclusive sendo entendido que o pagamento deveria ter sido feito no salário de setembro, com pagamento no último dia útil. Além disso, é um direito trabalhista de que os trabalhadores recebam o demonstrativo do que foi pago.

Importante ressaltar que o SindSaúde/SC não fez nenhum acordo com o grupo empresarial em relação à aplicação do piso, sendo que qualquer informação neste sentido é equivocada.