SindSaúde/SC participa de Audiência Pública
Na tarde desta quarta-feira (24) representantes do SindSaúde/SC participaram da Audiência Pública que debate o PLC n° 008.4/2019 - Reforma Administrativa do Estado, no Auditório Deputada Antonieta de Barros. A Audiência foi convocada pela Comissão de Constituição e Justiça.
Wallace Cordeiro, diretor de Assuntos Jurídicos no SindSaúde/SC, fez uma fala durante a Audiência relatando os cortes no orçamento da saúde e precarização nos hospitais públicos. Denunciou os problemas que as/os servidoras/es enfrentam no dia a dia de trabalho como a falta de estrutura nas unidades, falta de materiais e condições de trabalho. E enfatizou a necessidade da abertura de concurso público para suprir a falta de servidores na área da saúde. Também cobrou dos representantes de governo presentes a implantação da Saúde ocupacional da/o servidor/a da saúde, que até hoje não foi implementada.
O secretário adjunto, André Motta, afirmou que é preciso valorizar o servidor publico e comentou que foi criada uma Comissão de trabalho composto pelo sindicato e a Secretaria de Saúde para analisar a carência de pessoal. Mas até o momento não foi definido um cronograma de encontros, por parte da Secretaria, para dar andamento nas negociações.
Na mesma tarde da Audiência, o Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu a ação proposta ainda no governo de Raimundo Colombo (PSD), mas endossada pelos sucessores Eduardo Pinho Moreira (MDB) e Carlos Moisés (PSL), para derrubar o aumento do percentual aprovado pela Assembleia Legislativa por emenda constitucional em 2016, com isso reduziu o percentual obrigatório dos gastos em saúde de 15% para 12%. A diretoria do SindSaúde/SC avalia essa redução como um grande retrocesso e um ataque á garantia de condições dignas de trabalho e ao atendimento de qualidade para a população e convoca toda categoria a se mobilizar e participar junto às atividades do sindicato em defesa da saúde.