Home / SindSaúde/SC participa de reunião de negociação com Baía Sul e Clínica Imagem nesta sexta (4)

04/12/2020

Na reunião entre o SindSaúde/SC, Baía Sul e a Clínica Imagem ocorrida nesta sexta-feira (4), as empresas tentaram condicionar o processo de negociação ao Programa de Participação de Resultados (PPR). Falam que não teriam condições de fornecer aumento salarial, mas que oferecem o PPR em “troca”. Propuseram que o valor de 35% de um salário seja pago em relação ao ano de 2020 com uma parcela prevista para este mês e outra em abril de 2021. Isso foi apresentado como sendo uma compensação do reajuste salarial, ao que o SindSaúde/SC argumentou não ser a pauta levada pelos trabalhadores e estar muito abaixo do que empresas do porte do Baía Sul e da Clínica Imagem poderiam oferecer.

As empresas alegam que o aumento do vale alimentação está em discussão e que devem apresentar uma proposta até segunda-feira (7), mas adiantaram que o valor aprovado em assembleia pelos funcionários está acima do que eles pretendem oferecer. O hospital ainda alega que o adicional de insalubridade não seria contemplado por exigir laudos sanitários. Argumentos similares aparecem em relação à contratação de novos funcionários, tendo sido afirmado que isso não seria passível de negociação no momento.

Quanto ao fornecimento de EPIs e local de descanso, o hospital disse ter acordo em fundar uma comissão paritária (com o mesmo número de representantes dos trabalhadores e da empresa) para organizar melhorias. Quanto à questão do banco de horas e das horas extras, a empresa diz que responderá também até segunda-feira, por ofício.

Em relação à bonificação ao trabalho dos servidores na pandemia, a empresa ofereceu uma parcela única de R$200,00 para trabalhadores que tem contato direto com os pacientes, enquanto trabalhadores com funções administrativas seriam bonificados com R$100,00.

O SindSaúde/SC considerou a resposta do Hospital Baía Sul e da Clínica Imagem muito aquém do esperado pela mobilização dos trabalhadores. Negociações entre as empresas de saúde movimentam milhões e o grupo encontra-se entre as grandes companhias que crescem exponencialmente, ultrapassando marcas de um bilhão em patrimônio. Isso não pode ser feito às custas da exploração de seus funcionários e exigiremos respostas mais concretas para a atual situação dos trabalhadores.

A empresa se comprometeu a responder formalmente a pauta dos trabalhadores até segunda-feira (7). Por isso, desde já o SindSaúde/SC está convocando assembleia dos funcionários para a terça-feira (8), às 18h. Todos os funcionários do Baía Sul e da Clínica Imagem estão convocados a participar, para garantir que a pauta dos trabalhadores seja levada adiante. Na assembleia, os trabalhadores terão voz e voto para decidirem em relação às condições propostas pelas empresas.