Home / Coluna Opinião / SindSaúde/SC participa de reunião para discutir Piso Regional de Salários de 2024

25/01/2024

Representantes do SindSaúde/SC estiveram presentes hoje em reunião entre centrais sindicais e federações empresariais na FIESC a respeito do Piso Regional de Salários para Santa Catarina. O valor, discutido e definido com base nos índices oficiais de inflação, segue em negociação, visto que não há acordo entre a proposta das empresas e a das centrais sindicais.

Não aceitaremos propostas reduzidas e que não levam em conta o trabalho árduo desempenhado nas unidades de saúde da Grande Florianópolis! A próxima reunião de negociações está prevista para o dia 15 de fevereiro.

Criado em 2009, este instrumento serve como uma espécie de salário mínimo para os trabalhadores da iniciativa privada de diversos setores, incluindo as empresas de saúde do estado. Em acordos coletivos firmados entre o sindicato e as empresas de saúde, o piso é uma ferramenta para evitar que os empregadores baixem valores salariais ao máximo.

Em hipótese alguma o piso regional causará o efeito de abaixar salários já existentes. O SindSaúde/SC, representado pela Intersindical - Central da Classe Trabalhadora, continuará na negociação pela valorização dos trabalhadores.

Lembrando que o piso regional salarial não deve ser confundido com o reajuste da Campanha Salarial da Iniciativa Privada, que continua em negociação junto aos sindicatos patronais, que representam as empresas de Saúde.