Home / SindSaúde/SC participa de reunião sobre a situação dos trabalhadores no arrendamento do Hospital de Caridade

01/12/2020

Na última sexta-feira (27) a direção e a assessoria jurídica do SindSaúde/SC participou de mais uma rodada de negociações com o Hospital Care e a Irmandade Senhor Jesus dos Passos, responsável atualmente pela gestão do Imperial Hospital de Caridade. A reunião virtual teve mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e nela foi confirmada a assinatura do contrato de arrendamento do Caridade com o Hospital Care, que agora depende da aprovação do CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica, autarquia federal responsável pela análise de fusões e incorporações de grande empresas.

Até a aprovação, nada poderá ser implementado. A proposta apresentada pelo Hospital Care na audiência é de transferir todos os trabalhadores para o novo CNPJ, sem demissão em massa, condicionando isso a empresa assumir somente verbas trabalhistas e rescisórias a partir do início do contrato e da transferência dos trabalhadores, não assumindo passivos trabalhistas da antiga gestão. Para pagar os encargos trabalhistas, a Irmandade Senhor Jesus dos Passos deve receber antecipado o valor aproximado de R$ 50 milhões, além de um valor mensal.

A empresa também irá analisar a realização de um novo estudo técnico para definir as questões referentes à insalubridade, paga hoje de maneira uniforme para os trabalhadores do Hospital de Caridade. Além disso, o Grupo Care alega que irá rever a questão do pagamento dos feriados e citou a possibilidade de aplicação de um Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O SindSaúde/SC apontou na reunião que precisamos garantir os empregos, evitar demissões de qualquer trabalhador ou trabalhadora e que todos tenham seus direitos assegurados, portanto, qualquer negociação de alterações em feriados, em insalubridade, em PLR, depende antes de assegurar os direitos que já existem e os empregos de todos.

O Grupo Hospital Care é uma empresa paulistana que administra um conglomerado de unidades hospitalares da iniciativa privada, dentre elas o Hospital Baía Sul e a Clínica Imagem, vizinhas do Hospital de Caridade. Recentemente, trabalhadores das unidades já administradas pelo grupo em Florianópolis estão reivindicando direitos básicos, relacionados ao reajuste salarial, à gratificação durante a pandemia e à segurança no trabalho.

Por fim, o SindSaúde/SC oficiou ao Hospital Care e ao Hospital de Caridade solicitando que seja apresentado o detalhamento das propostas levantadas na negociação para que esses itens possam ser discutidos com os trabalhadores. Fiquem atentos aos chamados do sindicato, assim que houver novidades comunicaremos e uma assembleia pode ser convocada para aprofundar as discussões sobre o fututo de cada trabalhador e cada trabalhadora do Hospital de Caridade.

Sigamos juntos!