Home / SindSaúde/SC realizará primeiro Congresso Sindical em dezembro

SindSaúde/SC realizará primeiro Congresso Sindical em dezembro
05/09/2017

SindSaúde/SC realizará primeiro Congresso Sindical em dezembro

O Congresso Sindical é a instância máxima de deliberação do SindSaúde/SC de acordo com o estatuto da entidade. O evento que acontecerá na primeira quinzena de dezembro em Florianópolis é o primeiro desse tipo na história do SindSaude/SC e será um espaço de formação e reflexão sobre os problemas e potencialidades da classe trabalhadora, analisando a conjuntura política, econômica e social; outro objetivo é discutir e deliberar filiação à central sindical. “É no Congresso que nossa categoria definirá a política do Sindicato pelos próximos anos. Definiremos os rumos das lutas da saúde”, avaliou Edileuza Garcia Fortuna, membro da comissão organizadora.

Como funciona

Qualquer pessoa associada ao Sindicato poderá participar do Congresso como observadora e terá direito a fala, dentro do limite de 10% do total de legados inscritos no congresso. Somente delegados eleitos previamente como representantes de suas unidades pertencentes à base do Sindicato poderão votar. Esses delegados serão eleitos em plenárias de acordo com critérios que serão definidos por toda a categoria em assembleia geral extraordinária convocada para o dia 4 de outubro.

O Congresso terá a seguinte temática:

1) A defesa do SUS – Sistema Único de Saúde e as políticas privatizantes;

2) As contrarreformas trabalhista e previdenciária e seus impactos na vida dos/as trabalhadores/as;

3) Reorganização nacional da classe trabalhadora – filiação a Central Sindical.

Para proporcionar o debate sobre cada um dos eixos temáticos, todos os filiados do Sindicato poderão escrever teses e resoluções. As teses, de até 10 páginas, deverão ser entregues à comissão organizadora até 30 de outubro para serem compiladas em um caderno de teses a ser disponibilizado a todos os delegados eleitos nos seus locais de trabalho até 10 de novembro.