Home / Geral / SindSaúde/SC reapresenta pauta da categoria à representantes da SES

SindSaúde/SC reapresenta pauta da categoria à representantes da SES
02/02/2023

SindSaúde/SC reapresenta pauta da categoria à representantes da SES

A primeira reunião de negociação do SindSaúde/SC com a nova equipe da Secretaria de Estado da Saúde serviu para retomar as conversas em relação às pautas dos trabalhadores do serviço público em Santa Catarina. Para o sindicato, o objetivo da reunião foi iniciar uma negociação que realmente leve em conta os anseios da categoria.

O sindicato voltou a reafirmar as principais lutas dos trabalhadores que atuam nas unidades do serviço público catarinense. Dentre elas, a urgência por um concurso público, levando em conta a realidade dos hospitais e os contratos temporários atuais, que violam direitos e não dão garantias aos trabalhadores. Outra questão levantada foi a data-base da categoria, para que novamente não se passem anos sem um reajuste para os trabalhadores.

Além disso, mencionou-se a necessidade de reajuste do vale-alimentação, que segue estagnado há anos, e a implementação do adicional de formação na saúde. Pautas relativas às condições de trabalho também foram abordadas. O SindSaúde/SC falou sobre a necessidade de um programa de Saúde do Trabalhador e da organização e fluxo de trabalho entre a Secretaria e os RHs das unidades, uma vez que os atuais métodos empregados geram diversos transtornos.

Os representantes do SindSaúde/SC também falaram sobre a tramitação do Piso Salarial da Enfermagem, projeto que a atual secretária, Carmen Zanotto, defendeu com protagonismo enquanto deputada. Assim, o sindicato reforçou a necessidade de que o estado pode dar exemplo na implementação da lei.

É evidente que por parte da categoria há uma expectativa pela garantia de direitos históricos. Isso porque a nova titular da pasta é profissional da enfermagem, categoria que representa boa parte dos trabalhadores do serviço público de saúde em Santa Catarina.

Os representantes da SES se comprometeram a realizar um próximo encontro com o SindSaúde/SC tendo na mesa de negociação a presença da secretária Carmem Zanotto. O encontro está ainda por ser agendado. Acompanhe as redes sociais do SindSaúde/SC para mais informações.