Home / SindSaúde/SC reúne-se com a Fehoesc para início das negociações com as entidades patronais

14/10/2020

Dirigentes e membros da assessoria jurídica do SindSaúde/SC estiveram reunidos nesta terça-feira (13) com a Fehoesc (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina), instituição representante das entidades patronais, sindicatos e associações das empresas privadas de saúde. A reunião teve como principal objetivo a discussão do cenário que envolve os trabalhadores da saúde e início das discussões sobre as pautas decididas pelos trabalhadores da iniciativa privada em assembleia com o SindSaúde/SC.

A pauta de reivindicações desse ano centra esforços no aumento de salário, condições e segurança dos locais de trabalho e na preocupação quanto ao aumento do custo de vida, especialmente no item alimentação. A pauta é mais enxuta do que o usual, com o objetivo de uma negociação mais prática.

O presidente do SindSaúde/SC, Djeison Stein, iniciou a reunião apresentando o cenário atual dos trabalhadores da saúde em na pandemia da Covid-19. Em meio a demissões e reduções de salários e benefícios, o SindSaúde/SC argumentou que grande parte dos hospitais privados receberam algum incremento de verba, inclusive pública, por conta da pandemia. As empresas alegam que essa verba não seria um aporte financeiro, mas para ser usado exclusivamente nas ações de combate à pandemia, no entanto é preciso lembrar que pagamento de folha de pessoal pode ser sim custo de combate a pandemia.

Uma nova rodada de negociação ficou agendada pro dia 29 de outubro, para que passemos a discutir diretamente os itens de pauta dos trabalhadores da saúde.