Home / Geral / SindSaúde/SC se junta a outras entidades sindicais para campanha contra a Reforma Administrativa

11/05/2021

O SindSaúde/SC está fazendo parte do Fórum de Servidores Públicos de Santa Catarina, um grupo de entidades que tem organizado ações e campanhas contra a PEC 32 da Reforma Administrativa, projeto lançado por Bolsonaro e Paulo Guedes que prevê ainda mais sucateamento do serviço público. Nesta semana, foi instalado em Joinville um conjunto de outdoors com o objetivo de chamar a atenção da base do Deputado Federal Darci de Matos, relator da PEC, para o caráter do projeto.

A reforma afeta não somente os servidores e servidoras públicas da ativa, mas também os aposentados e o próprio serviço público. Altera formas de contratação para precarização do trabalho, congela salários já defasados e se alia a outras contrarreformas feitas pelos governos anteriores, incluindo o congelamento de gastos com os serviços essenciais.

O mote da campanha do Fórum de Servidores Públicos é #ChegadeMitos, uma vez que essa reforma, mais uma vez está sendo vendida como a solução para todos os problemas nos serviços públicos. É a mesma mentira propagada pela reforma trabalhista e da previdência. O projeto trata os servidores e servidoras públicas como privilegiadas, sem fazer cortes nos mais altos escalões de diversas categorias como ministros e magistrados. Assim, quem mais sofrerá com as mudanças é a base do serviço público, formada por profissionais de educação, da saúde e de outros serviços essenciais.

A campanha com os outdoors em Joinville é patrocinada por 22 entidades sindicais de Santa Catarina, incluindo o SindSaúde/SC. A instalação dos outdoors é uma das muitas atividades contra a Reforma Administrativa realizada pelo fórum. O sindicato está junto nessa luta por entender que os direitos dos servidores públicos são essenciais para o funcionamento dos serviços públicos, e que a reforma tem como objetivo justamente a destruição deles.